Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Iniciativas preservam e valorizam a história da ASPUV

A história da UFV, a do movimento docente e a do sindicalismo brasileiro como um todo passam pela ASPUV. A entidade é um dos sindicatos mais longevos do país e escreveu momentos importantes para a categoria, a educação pública e a classe trabalhadora. Preservar essa trajetória significa valorizar os personagens que a construíram, mostrar às novas gerações as conquistas fundamentais alcançadas e contar a história do ponto de vista do trabalhador.

Por isso, a ASPUV deu início a um amplo trabalho de preservação do seu arquivo histórico. A iniciativa foi idealizada pelo diretor de divulgação, Edgard Leite de Oliveira. “A partir do momento em que você tem apenas uma narrativa ou que a narrativa não leva em consideração o movimento de trabalhadores, você tem uma história um pouco aleijada, o que dificulta que a gente avance nos pontos principais da vida pública. Se você não cuida da memória, do arquivo, das narrativas, você tem apenas a história oficial. E a história oficial marcha por cima dos trabalhadores”, pontua.

Recuperação do arquivo da ASPUV

Em um primeiro momento, foram recolhidas centenas de caixas, que estavam espalhadas nas sedes do sindicato. Elas foram levadas para uma sala do Edifício Panorama, onde se começou um processo de limpeza. A partir daí, por meio de parceria firmada com o Departamento de História (DHI), o material foi encaminhado para o departamento, onde se continuou a higienização e passou-se à identificação. O trabalho é realizado por cerca de 10 estudantes voluntários, coordenados pela professora do DHI, Priscila Dorella, também integrante da diretoria da ASPUV; pela técnica em assuntos educacionais do departamento, Ana Paula Ribeiro Freitas; e pelo arquivista da UFV, Eduardo Luiz dos Santos; além de Oliveira.

Veja mais sobre o trabalho no vídeo abaixo:

Com o material todo organizado e catalogado, o objetivo futuro é implementar um Centro de Memória Docente, iniciativa pioneira no país. Além de toda a importância histórica, o arquivo se constituirá em uma rica fonte de ensino, pesquisa e extensão.

Além do arquivo, outras iniciativas valorizam história da ASPUV

A valorização da história da ASPUV tem sido uma preocupação que se desdobra em outras frentes. Além do registro do trabalho de recuperação do arquivo em vídeo e texto, o setor de comunicação produziu uma edição especial do Rádio ASPUV sobre Memória do Trabalhador.

Também foi escrito um longo material sobre a história da ASPUV com base em registros documentais e em entrevistas realizadas especialmente para o fim. O trabalho foi desenvolvido por bolsistas do curso de História sob orientação da comunicação da ASPUV. O material está em fase de correção.

Confira abaixo os materiais já disponíveis:

– Rádio ASPUV #44 – Memória do Trabalhador

– Série de entrevistas em vídeo com ex-presidentes da ASPUV

– ASPUV recupera seu arquivo histórico e planeja centro de memória docente

*Na foto em destaque: ASPUV participa de ato público em 1995, em Brasília (DF). Crédito: arquivo da ASPUV

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.