Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A ASPUV S. Sind. é a entidade representativa dos docentes ativos e aposentados da Universidade Federal de Viçosa (MG). Trata-se de uma instância organizativa e deliberativa do ANDES – Sindicato Nacional, que tem como objetivo lutar pela manutenção e crescimento do ensino público e gratuito no Brasil, por melhores salários, condições de trabalho e elevação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, busca estimular a excelência acadêmica dos professores e estudantes.

Criada em 1963 como APUREMG – Associação dos Professores da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais -, uma de suas primeiras lutas foi para que os professores pudessem receber salários que, com frequência, atrasavam por vários meses. A associação fortaleceu a classe dos professores na defesa da Instituição que, em 1969, passou a ser Universidade Federal de Viçosa. Em 1971, a APUREMG transformou-se em ASPUV – Associação dos Professores da Universidade Federal de Viçosa, mantendo sua missão de defender o crescimento do ensino de qualidade e a dignidade do professor.

A ASPUV participou do Congresso que criou a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES, em 19 de fevereiro de 1981. O restabelecimento da ordem constitucional, em 1988, permitiu que a ANDES fosse transformada em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, com a denominação de ANDES – Sindicato Nacional. Dois anos depois, precisamente no dia 10 de abril de 1990, a ASPUV passou a ser Seção Sindical, por decisão de uma assembleia histórica. Desde então, ela carrega a denominação ASPUV S. Sind.

A sindicalização fortaleceu a luta dos professores universitários pela defesa da educação pública de qualidade, pela valorização do trabalho docente e pela autonomia das instituições públicas de ensino superior. Ao longo desses anos, a categoria vem mantendo-se unida para defender e ampliar suas conquistas.