Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
ASPUV saúda as mulheres trabalhadores neste 8 de março

A ASPUV saúda as suas sindicalizadas e todas as trabalhadoras neste 8 de Março, Dia Internacional de Luta da Mulher.     

Reforçamos que esta é uma data relacionada à luta feminina desde a sua origem, que remonta a mobilizações de operárias no fim do século XIX e início do século XX. Uma série de protestos protagonizados pelas trabalhadoras levou a histórica militante alemã Clara Zetkin a propor, em 1910, a criação de um Dia Internacional da Mulher no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhagen. O 8 de março veio a se consagrar efetivamente como um dia dedicado à luta das mulheres trabalhadoras em 1917, em função de protesto realizado na Rússia, que ficou conhecido pelo nome Pão e Paz. Na ocasião, aproximadamente 90 mil operárias manifestaram, entre outros, contra as péssimas condições de trabalho e a fome.   

Live debate as mulheres e as lutas sociais

Reforçando a essência do Dia da Mulher, a ASPUV realizou, na noite dessa terça-feira (07), a live O Feminino e as Lutas Sociais. Com mediação da vice-presidente do sindicato, Fabrícia Queiroz Mendes, a atividade trouxe como convidadas a pós-doutoranda em Política Social da UFF e professora colaboradora do Curso de Especialização em Análise de Políticas para a População Negra na mesma universidade, Sidimara Cristina de Souza, e a secretária parlamentar da Câmara dos Deputados, Bruna Matos.   

Confira o debate, na íntegra, no link a seguir:

Playlist Mulheres que Lutam!

Neste 8 de março, a ASPUV disponibilizou ainda a playlist Mulheres que Lutam no Spotify. A playlist contém somente cantoras brasileiras em canções, que exaltam a força e a luta femininas. Entendemos que música também é resistência e uma forma de se colocar no mundo!

Escute a playlist aqui.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.