Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra fim da lista tríplice e exoneração dos reitores interventores

O ANDES-SN participou, esta semana, de uma reunião na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) com reitores eleitos e não empossados das instituições federais de ensino. No encontro, foi debatido o respeito à autonomia universitária e cobrada a imediata nomeação dos eleitos.

“O ANDES-SN esteve na reunião para reforçar a pauta de reivindicações da categoria docente, apresentada em janeiro para o MEC, que tem a luta contra as intervenções como um dos pontos prioritários. Queremos a exoneração imediata de todos os interventores e as interventoras, a apuração de todas as ilegalidades que cometeram, além do fim da lista tríplice, que julgamos ser um entulho autoritário que destrói a democracia nas instituições”, afirmou o primeiro vice-presidente da Regional Leste do sindicato nacional, Mário Mariano, presente na reunião.

ANDES-SN pede fim da lista tríplice e solicita audiência   

Durante o encontro, o ANDES-SN reivindicou o fim da lista tríplice e de toda a legislação que determina que o processo de escolha de reitores seja referendado pelo governo. “É fundamental que as comunidades possam continuar desenvolvendo as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão sem o bolsonarismo que ainda está instalado em muitas universidades. Defendemos que as eleição sejam paritárias ou diretas e se encerrem dentro das instituições, para garantir de fato a democracia nas nossas universidades, institutos federais e cefets”, explicou Mariano. Segundo o diretor do ANDES-SN, a secretária da educação superior, Denise Carvalho, sinalizou que pretende trabalhar, em articulação com o Congresso Nacional, para acabar com a lista.    

Na reunião, o sindicato  também protocolou um documento, pedindo uma audiência, junto ao MEC, para tratar das reivindicações relacionadas às intervenções e à autonomia universitária. Para ler a solicitação na íntegra clique aqui.     

Confira também:

– Rádio ASPUV #69 Autonomia Universitária

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.