Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Sindicato: principal expoente da luta dos trabalhadores na mira do desmonte

Os sindicatos são os principais e legítimos expoentes de luta dos trabalhadores organizados. Todos os direitos são conquistados, frutos dessa luta. 

As organizações sindicais sofrem uma cada vez mais intensificada investida no objetivo de enfraquecê-las. Por isso, esta semana, a ASPUV comenta mais sobre o assunto.

1 Como surgiram?

A origem do sindicalismo, como se entende hoje, está ligada ao processo de industrialização, no século XVIII, na Europa, ou seja, no período de consolidação do capitalismo. Foi quando os operários perceberam que juntos seriam mas fortes nessa relação  naturalmente desigual que é a entre o trabalhador e os donos dos meios de produção.

2 Como era a situação na época?

A situação da classe operária era extremamente ruim. Os ambientes de trabalho eram totalmente insalubres, as jornadas chegavam a 16 horas por dia, sem descanso semanal ou férias. Crianças, grávidas e mulheres amamentado também estavam nas fábricas e  recebiam ainda menos! Os acidentes de trabalho eram comuns e incapacitavam vários trabalhadores. Havia até castigos físicos.

3 E o que mudou com os sindicatos?

Com os sindicatos, os operários juntos se fortaleceram e conseguiram ampliar a negociação com os patrões.
A partir daí, os trabalhadores organizados começaram a conquistar os seus direitos.

4 Quais direitos?

Todos! Todos os direitos dos trabalhadores são frutos da luta! Nenhum foi entregue de bandeja ou como presente pelos patrões. Férias, licença para tratamento de saúde, descanso semanal, salário regulamentado, licença- maternidade, 13º, ambientes saudáveis de trabalho, proibição do trabalho infantil: tudo isso é resultado da luta.

No caso da ASPUV, nossa luta garantiu a estruturação da carreira em seus mais diversos aspectos, melhorias nas condições de trabalho, aumento de vagas e até mesmo a federalização da universidades.

5 Qualquer trabalhador pode se sindicalizar?

A livre associação sindical é um direito garantido aos trabalhadores. Não só consta na Constituição Federal como
está previsto em tratados e acordos internacionais. É um direito fundamental que deve estar sob  constante vigilância de modo a se evitar perseguições e ameaças a trabalhadores que lutam pelos seus direitos.

6 Por que falamos em ataques?

Porque há medidas para enfraquecer os sindicatos. Alguns exemplos: a reforma trabalhista acabou com a
obrigatoriedade de rescisão dos contratos com a presença dos sindicatos e o Governo Federal insiste em medidas para proibir o desconto da contribuição sindical em folha dos servidores. Fora o discurso tentando deslegitimar sindicatos e sindicalistas…

7 E por que se faz isso?

Porque com sindicatos enfraquecidos ou até mesmo sem sindicatos a  resistência a medidas de retirada de
direitos fica menor e desorganizada. Aí é muito mais fácil passá-las… E também convencer a opinião pública
de que elas são benéficas sem a voz dos trabalhadores organizados para  fazer a devida contraposição.

A ASPUV é um sindicato e se reivindica como tal. Temos imenso orgulho da nossa história de luta e conquistas para a categoria docente, a educação pública e os trabalhadores.

Defenda os sindicatos: pela luta dos trabalhadores! Pela garantia, conquista, ampliação e manutenção de direitos!
Pelo compromisso de transformação da sociedade, valorizando, dando voz e espaço aos trabalhadores! Pela liberdade de atuação sindical em defesa dos seus direitos!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.