Sindicalizados à ASPUV aprovam indicativo de greve docente na UFV
A 147ª Assembleia da ASPUV, realizada na tarde dessa quinta-feira (14), aprovou indicativo de greve da categoria docente para a primeira quinzena de abril. Participaram 108 sindicalizados, somados os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.
A assembleia teve início com os informes sobre a campanha salarial dos servidores e os encaminhamentos do ANDES-SN, relacionados à construção de uma greve dos professores federais neste primeiro semestre. Na sequência, foi aberto espaço de fala aos presentes para a análise da conjuntura e das melhores estratégias frente às reivindicações da categoria. Além das perdas salariais, foi destaque a preocupação quanto à defasagem do quadro de servidores técnicos e do próprio orçamento da universidade, o que leva ao grave comprometimento das atividades acadêmicas.
Terminadas as exposições, houve dois encaminhamentos: indicativo de greve para a primeira quinzena de abril e indicativo de greve sem data. A mesa diretora, então, deu início às deliberações:
- primeiro foi votado o indicativo de greve, que foi aprovado por ampla maioria, recebendo apenas dez votos contrários e duas abstenções.
- Aprovado o indicativo, na sequência, foi colocada em votação a data situada na primeira quinzena de abril, sendo essa proposta aprovada por maioria.
- Por fim, a assembleia deliberou pela criação de uma comissão local de mobilização para avançar na construção das estratégias de luta com os docentes, técnicos, estudantes e a comunidade. Professores interessados em participar podem procurar a secretaria da ASPUV pelo e-mail social@aspuv.org.br.
As deliberações da ASPUV serão levadas à próxima reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, que debaterá os encaminhamentos recebidos pelas assembleias de base das seções sindicais sobre o indicativo de greve. O encontro está marcado para a sexta-feira (22).
Indicativo de greve
O indicativo sinaliza que a categoria poderá entrar em greve a partir da data colocada. Com a sua aprovação, será convocada uma nova assembleia, esta sim para deliberar sobre a deflagração de greve.
Confira também:
– Estudo do DIEESE mostra “desfinanciamento” da federais: confira os números da UFV
– Governo rejeita contraproposta dos servidores e insiste em reajuste zero em 2024
– Jurídico da ASPUV analisa legislação sobre greve
– Rádio ASPUV #8/23 – Reforma Administrativa (PEC 32)
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)