Servidores pedem “Valorização para quem faz o Estado” em Marcha da Classe Trabalhadora

Milhares de trabalhadores de todo o país participaram, nessa terça-feira (29), da Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília (DF). A concentração ocorreu nas proximidades do Teatro Nacional, onde houve uma plenária. De lá, os participantes seguiram até o Congresso Nacional. O ANDES-SN esteve presente na mobilização, conforme indicação da última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFES).
Várias outras entidades do funcionalismo, também articuladas no Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), participaram e destacaram o lema Valorização para quem faz o Estado!. “Estivemos na manhã do dia 29 participando da Plenária e Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília. O Setor das Ifes do ANDES-SN aprovou a participação nesta atividade, que também foi construída com outras entidades federais que compõem o Fonasefe. O documento aprovado na Plenária de hoje aponta pautas que estão na ordem do dia, como a taxação das grandes fortunas, a aprovação do fim da escala 6X1, a ampliação da isenção do imposto de renda, uma reforma tributária progressiva e a manutenção do Regime Jurídico Único (RJU)”, destacou o diretor do sindicato nacional, Emerson Duarte
Além das pautas gerais, Emerson explicou que o Setor das IFES aprovou a luta pela ampliação do financiamento público para as instituições federais de educação e hos´pitais universitários. “Por fim, vamos exigir do governo o cumprimento dos acordos de greve com o funcionalismo federal que, parte deles, ainda se encontram em processo de debate junto ao governo”, disse.
No bojo dessa luta, um documento com a pauta da classe trabalhadora para 2025 será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva; aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, do Senado, Davi Alcolumbre, do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga.
(Assessoria de Comunicação do ANDES-SN com edições da ASPUV)