Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Projeto, que ficou conhecido como “PL do Veneno”, é o tema do Rádio Aspuv desta segunda

O Brasil é o campeão mundial no uso dos agrotóxicos. Somente no ano passado, 164 pessoas morreram no país depois de entrarem em contato com a substância, 157 ficaram incapacitadas para o trabalho e mais de 4.000 sofreram intoxicação, segundo a Fundação Oswaldo Cruz. Os agrotóxicos estão ainda associados ao desenvolvimento de distúrbios e doenças como o câncer. Recentemente, uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará apontou que alimentos contaminados podem estar ligados a casos de puberdade precoce em uma comunidade no estado. No local, há notificações até de crianças de um ano que já apresentam desenvolvimento das mamas.



Apesar de todos esses riscos e dos questionamentos cada vez mais comuns sobre o modelo de produção agrícola pautado nessas substâncias, o Projeto de Lei 6299, em tramitação na Câmara dos Deputados, quer flexibilizar o uso dos agrotóxicos no país. Por isso, o Rádio Aspuv da próxima segunda-feira (06) vai falar sobre essa proposta, que ficou conhecida como o “PL do Veneno”. A matéria desencadeou a reação de diversas entidades, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que alertaram para os riscos de uma possível aprovação.



Entre outros pontos, o projeto pretende centralizar no Ministério da Agricultura o registro de novos produtos (atualmente, o processo tramita paralelamente também na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). “Se a preocupação fosse com a saúde humana e a saúde do ambiente à frente do lucro, não retiraria da Anvisa e do Ibama essa responsabilidade (…). Isso deixa muito claro que o interesse é só econômico de grandes grupos, de grandes corporações”, disse a professora do Departamento de Solos da UFV, Irene Cardoso, em entrevista. Lembrando que o programa vai ao às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7.



Rádio Aspuv

O Rádio Aspuv é produzido pelo setor de divulgação da Aspuv. Ele vai ao ar a cada duas semanas na Rádio Universitária FM 100,7. Após a veiculação, todas as edições ficam disponíveis no site da seção sindical (clique aqui para ouvir).



Rádio Aspuv PL do Veneno:

Segunda-feira (06): 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.