Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Professores da UFV aderem à greve da educação de 18 de março

Foi deliberada, em assembleia da ASPUV na tarde dessa terça-feira (10), a adesão dos professores da UFV à Greve Nacional da Educação, no dia 18 de março. Somados os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, compareceram 90 docentes. A greve foi aprovada por ampla maioria, sendo registrados três votos contrários e nenhuma abstenção.

Em Viçosa, será realizada uma série de atividades no dia, construída coletivamente entre sindicatos, entidades estudantis e movimentos sociais. Será uma ampla programação com o objetivo de mobilizar e chamar a atenção da comunidade sobre a gravidade do momento. Confira os detalhes clicando aqui.

*Texto atualizado após a definição da programação no fim da tarde dessa quarta-feira (11).

Fim da universidade pública e da carreira

Durante a assembleia, os presentes demonstraram grande preocupação com a conjuntura do país, avaliando que estão em curso medidas orquestradas, que colocam em risco iminente a sobrevivência da universidade federal e de direitos históricos da categoria, conquistados ao longo de anos.  

Entre os pontos levantados, estiveram, por exemplo, o fim da estabilidade e a demissão de servidores, já tratados na PEC Emergencial e na reforma administrativa, que deve ser encaminhada ao Congresso nos próximos dias. Outra questão é a manutenção das universidades enquanto instituições públicas, críticas, plurais e comprometidas com o desenvolvimento do país e sua soberania. A avaliação é que o desmonte e o sucateamento seguem em curso, atendendo a um projeto privatista. Isso já está explícito no corte de bolsas, que atinge especialmente áreas como as licenciaturas e as ciências humanas, e no Future-se.

Também foram apontadas outras medidas de extrema gravidade para a categoria durante a assembleia. Entre elas: a suspensão dos concursos públicos; os cortes orçamentários; o congelamento de promoções, progressões, reajustes, adicionais, gratificações e outros; o sucateamento da carreira; a perseguição a professores e o fim da autonomia universitária.

Greve da Educação no dia 18 de março

O chamado para a Greve Nacional da Educação em 18 de março partiu das entidades representativas da educação, tendo sindo aprovado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), durante o seu 39º Congresso. A data foi fortalecida e ampliada com o apoio das centrais sindicais, que também estão chamando mobilizações para o dia.
 
A greve se pauta pela defesa da educação, serviços públicos, direitos, emprego e democracia, tendo em vista a série de ataques em curso no país. Exemplos são a retirada de direitos trabalhistas, o sucateamento das universidades e órgãos públicos (como INSS), o desmonte da ciência, as altíssimas taxas de desemprego e informalidade.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

 

1 comentário em “Professores da UFV aderem à greve da educação de 18 de março

  1. Bacana, muito boa síntese. Continuem assim, sintetizando para que a comunidade entenda o que está ocorrendo com a universidade. O papel da comunicação tem sido essencial para esclarecimentos neste período tão confuso. Parabéns para a equipe de comunicação e para a ASPUV.
    abc
    Cezar

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.