Plenária Nacional de Servidores indica nova Jornada de Lutas em novembro
A Plenária Nacional de Servidores Públicos Federais indicou a construção de uma nova Jornada de Lutas, nos dias 7 e 8 de novembro. A atividade foi organizada pelos Fóruns de Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe), de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e por centrais sindicais.
A nova jornada tem como objetivo intensificar a mobilização:
- pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
- Pela reestruturação das carreiras,
- Pela equiparação de benefícios com servidores dos demais poderes.
- Pela revogação de medidas que prejudicam a categoria docente e o conjunto dos trabalhadores.
- Pelo arquivamento da proposta de reforma administrativa (em tramitação como PEC 32/20).
A partir da avaliação do cenário político e do debate acumulado, foram indicados uma nova plenária em 7 de novembro e paralisação com atividades em Brasília (DF) no dia seguinte com o mote Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!.
“Quando a gente diz que vai construir uma semana de mobilização, a gente tem que voltar o nosso peso, a nossa energia e todas as nossas ações para esta mobilização. É isso que, de fato, vai conseguir construir algo efetivo e claro que isso tem uma relação direta com a base. É assim que a gente vai conseguir reverberar nas nossas bases esse processo necessário de mobilização”, ressaltou a diretora do Sindicato Nacional, em fala durante a plenária”, avaliou a primeira tesoureira do ANDES-SN, Jennifer Webb.
A Plenária Nacional de Servidores Públicos Federais pode ser assistida na íntegra no link a seguir:
Negociações entre servidores e o governo
A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) é subdividida em três categorias:
- Mesa Central: responsável por negociações de caráter geral para o conjunto dos servidores e consolidação de eventuais consensos alcançados por meio de Termo de Acordo.
- Mesas Específicas e Temporárias: correspondem às negociações de pautas específicas apresentadas pelas carreiras, que possuem impacto orçamentário.
- Mesas Setoriais: organizam os debates sobre as pautas apresentadas pelas bancadas sindicais e dão encaminhamento às tratativas coletivas de caráter específico, que são isentas de impacto orçamentário e amparadas nas competências do órgão.
Todas as notícias relacionadas às negociações e à campanha salarial dos servidores podem ser lidas aqui.
Leia também:
– Reunião sobre carreira não avança e governo continua sem apresentar propostas
(Assessoria de Comunicação do ANDES-SN com edições da ASPUV)