Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Projeto faz inventário participativo do patrimônio afro-brasileiro de Viçosa

A ASPUV convida os seus sindicalizados a participar de um questionário do projeto Patrimônios Negros: inventário participativo do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa, Minas Gerais. O objetivo é identificar, de forma participativa, bens integrantes do patrimônio viçosense em formas materiais e imateriais.

Para responder ao formulário, clique aqui.

Inventário do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa

O projeto Patrimônios Negros: inventário participativo do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa, Minas Gerais parte da invibilização da presença negra enquanto uma das marcas do racismo no Brasil. Entre tantas outras, uma das consequência é a percepção fortemente eurocêntrica do patrimônio cultural.

Dessa forma, o projeto busca colaborar com o processo de identificação e valorização do legado da população negra em Viçosa a partir de um inventário participativo. O levantamento dos bens patrimoniais fomentará discussões sobre lugares, memórias e práticas culturais, além de oportunizar instrumentos de valorização da história e da cultura afro-brasileiras e de combate ao racismo.

O projeto Patrimônios Negros: inventário participativo do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa, Minas Gerais é coordenado pelo professor de história do Coluni, Luiz Gustavo Santos Cota.

Outras informações podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram, disponível neste link.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.