Projeto faz inventário participativo do patrimônio afro-brasileiro de Viçosa
A ASPUV convida os seus sindicalizados a participar de um questionário do projeto Patrimônios Negros: inventário participativo do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa, Minas Gerais. O objetivo é identificar, de forma participativa, bens integrantes do patrimônio viçosense em formas materiais e imateriais.
Para responder ao formulário, clique aqui.
Inventário do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa
O projeto Patrimônios Negros: inventário participativo do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa, Minas Gerais parte da invibilização da presença negra enquanto uma das marcas do racismo no Brasil. Entre tantas outras, uma das consequência é a percepção fortemente eurocêntrica do patrimônio cultural.
Dessa forma, o projeto busca colaborar com o processo de identificação e valorização do legado da população negra em Viçosa a partir de um inventário participativo. O levantamento dos bens patrimoniais fomentará discussões sobre lugares, memórias e práticas culturais, além de oportunizar instrumentos de valorização da história e da cultura afro-brasileiras e de combate ao racismo.
O projeto Patrimônios Negros: inventário participativo do patrimônio cultural afro-brasileiro em Viçosa, Minas Gerais é coordenado pelo professor de história do Coluni, Luiz Gustavo Santos Cota.
Outras informações podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram, disponível neste link.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)