Nova subsede da Aspuv é inaugurada em Rio Paranaíba
Agora, a Aspuv está mais perto de seus sindicalizados de Rio Paranaíba. Atendendo a uma antiga reivindicação deles, a seção sindical inaugurou, na noite da última sexta-feira (20), uma subsede dentro do campus. A anterior ficava no centro da cidade, o que, segundo os professores, dificultava uma maior aproximação com a entidade. “Há muitos anos, a Aspuv tenta um espaço dentro do campus para que a gente pudesse ter essa aproximação com o professor, para que ele pudesse ter mais informações sobre o que é a Aspuv, aquilo que a Aspuv oferece”, destacou a presidente da seção sindical, Sylvia Franceschini.
A nova subsede fica localizada no Pavilhão de Aulas. O espaço foi cedido pela direção do campus após negociação
com a Aspuv. “Assim que a gente entrou, a gente já visualizou esse espaço. Levei o ofício pedindo o espaço ao nosso conselho acadêmico superior do campus e foi aprovada por unanimidade a vinda para esta sala (…). Eu vejo que para a classe docente vai ser um divisor de águas, porque nós poderemos usar esta sala (…) vai ser um espaço para o professor socializar”, disse a diretora geral do campus, Rejane Nascentes.
Ainda durante o evento, a presidente da Aspuv apresentou o projeto de uma subsede definitiva, que inclui a parte administrativa e espaço de lazer com salão de eventos, piscina e área de churrasqueira. A construção foi planejada em blocos, de forma que uma parte possa ser feita de cada vez. O objetivo, segundo Franceschini, é construir uma estrutura semelhante à já existente em Viçosa: “nós temos sindicalizados em Rio Paranaíba, Florestal e Viçosa. Nós temos que dar a eles as mesmas oportunidades. Então, essa sede social está planejada pra ter uma parte administrativa, mas também uma área de convivência”.
A ideia é fazer a subsede definitiva em um terreno dentro do campus, em um local conhecido como área dos galpões. As negociações para a cessão do espaço já começaram. “A Comissão de Espaço Físico é da UFV e não do campus, então, eu criei uma subcomissão de espaço físico aqui no campus pra gente discutir o local e já levar para Viçosa com tudo definido para agilizar. Esse espaço (…) é uma área que eu visualizo que a seja a melhor mesmo para a construção da sede, mas eu preciso da autorização dessa comissão “, finalizou a diretora do campus.