Nota da ASPUV de apoio à greve da educação de Minas Gerais
A Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV) vem a público manifestar o seu apoio e a sua solidariedade aos colegas trabalhadores da educação da rede estadual de Minas Gerais. Em assembleia esta semana, a categoria decidiu pela deflagração de greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (11), um dia após o início do ano letivo.
Entre os pontos de mobilização, estão o pagamento do piso salarial, previsto em lei; a quitação do 13º salário referente a 2019; o fim da redução dos postos de trabalho na rede e de outras medidas que dificultam o acesso ao ensino público, como o modelo de pré-matrícula online adotado pelo governo. Outra reivindicação é o repasse de 25% da receita corrente líquida do estado para a educação, o que não foi executado no ano passado pela atual gestão.
Essa é uma luta legítima e necessária para garantir condições dignas de trabalho e uma educação pública de qualidade para a população. É inadmissível que Minas Gerais, um dos maiores e mais ricos estados do país, trate com tamanho desrespeito a classe trabalhadora e o ensino. Bom lembrar que este é um descaso que se arrasta há anos, passando por diferentes gestões, todas elas incapazes de garantir condições dignas de atuação aos trabalhadores da educação mineira.
Todo o nosso apoio à greve dos trabalhadores da Educação Pública de Minas Gerais!
Em defesa da classe trabalhadora e da educação pública de qualidade em todos os níveis!
Só a luta garante direitos!
Diretoria da ASPUV
Gestão 2018-2020
*Crédito da foto em destaque: divulgação Sind-UTE/MG
Leia também: