Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Live na próxima segunda (26) debate reivindicações dos servidores federais

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizará uma live, na próxima segunda-feira (26), com o tema O que os servidores(as) federais estão reivindicando? O Brasil tem dinheiro?. A transmissão será feita a partir das 19h pelo canal do Fonasefe no YouTube (clique aqui).

O debate contará com a participação da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, dos economistas do DIEESE, Max Leno e Marieli Angeli, e das deputadas federais Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Erika Kokay (PT-DF). Na atividade, os convidados e dirigentes sindicais vão tratar da contraproposta apresentada ao governo, tirando dúvidas e falando sobre a sua viabilidade.        

A live do Fonasefe será realizada dois dias antes da próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), agendada para a quarta (28). Este será o primeiro encontro com o Executivo depois de protocolada a contraproposta de recomposição salarial.

Contraproposta dos servidores ao governo

A contraproposta das entidades sindicais rejeita o reajuste zero em 2024, colocado pelo Executivo, e reivindica a recomposição parcelada em três anos. Para isso, divide os servidores em em dois grupos, conforme as correções remuneratórias recebidas desde 2016.   

Os docentes estão incluídos no Bloco II. Para esse conjunto, as entidades propõem o índice de 22,71%, dividido da seguinte forma:   

  • 2024: 7,06%.
  • 2025: 7,06%.
  • 2026: 7,06%.

No caso do Bloco I, o percentual reivindicado é de 34,32%, o que corresponde a três parcelas de 10,34% entre 2024 e 2026.   

No documento protocolado em 31 de janeiro, as entidades reivindicam ainda que o compromisso de o governo abrir negociação quanto às perdas históricas, acumuladas desde julho de 2010, seja registrado no Termo de Acordo.  Também reforçam a equiparação total dos benefícios ainda em 2024, considerando não haver impedimento na Lei de Diretrizes Orçamentárias.  

Lembrando que todas as notícias relacionadas às negociações e à campanha salarial dos servidores podem ser lidas aqui.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

1 comentário em “Live na próxima segunda (26) debate reivindicações dos servidores federais

  1. A ASPUV vai retransmitir pelo canal próprio do YouTube?
    Seria bom deixar gravado para quem quiser ver…
    Também acho que seria interessante ter um dos nossos diretores, na companhia do Karl, respondendo questões dos nossos professores durante a live…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.