Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

Meio século depois e o ano de 1968 permanece como um marco para movimentos de trabalhadores, sociais e culturais de todo o mundo. Por isso o seu legado vai ser o tema da próxima edição do Rádio Aspuv nesta segunda-feira (20). Para debater o assunto, o programa entrevistou o professor aposentado da UFV, Luiz Carlos dos Santos, que viveu parte da sua juventude na década de 1960 e participou de atos políticos no período e com a docente do Departamento de História da universidade, Patrícia Vargas. Lembrando que o radiojornal vai ao ar às 13h na Rádio Universitária FM 100,7.



Em 1968, o mundo passava pelo período da Guerra Fria. Entre tantos acontecimentos que entraram para a história estão os protestos estudantis na Europa, a Guerra do Vietnã e o assassinato do ativista Martin Luther King. Era o período do movimento hippie, do rock se espalhando pelo mundo e da filosofia existencialista.



O Brasil especificamente vivia os primeiros anos da Ditadura Militar e via o regime se tornar ainda mais violento e opressor. Datam desse ano o assassinato do estudante secundarista Edson Luís, a Passeata dos Cem Mil e as greves dos trabalhadores de Contagem e Osasco. Sem deixar de lembrar que o ano terminou com a promulgação do Ato Institucional número cinco, o AI 5.



Rádio Aspuv

O Rádio Aspuv é produzido pelo setor de divulgação da Aspuv. Ele vai ao ar a cada duas semanas na Rádio Universitária FM 100,7. Após a veiculação, todas as edições ficam disponíveis no site da seção sindical (clique aqui para ouvir).



Rádio Aspuv 1968: 50 anos depois:

Segunda-feira (20): 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.