Depois de adiamento, rodada da mesa de negociação entre governo e servidores será na sexta (10)

A terceira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) será realizada nesta sexta-feira (10), comunicou o governo às entidades representativas dos servidores federais. Inicialmente, o encontro seria na terça (07), mas foi adiado após a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho dizer que as reivindicações do funcionalismo, defendidas na última rodada da MNNP, ainda estavam em análise.
Há a expectativa de que o governo apresente uma nova proposta aos servidores. A primeira, que indicava 7,8% de reajuste salarial linear e aumento de R$ 200 no auxílio alimentação, foi considerada muito inferior ao necessário pelas entidades sindicais. Na segunda rodada da mesa de negociação, o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) defenderam uma contraproposta, que mantém os 26,94% de recomposição pedidos desde o início do ano.
Mesa Nacional de Negociação Permanente
Confira, a seguir, uma retrospectiva da Mesa Nacional de Negociação Permanente:
- 07 de fevereiro: reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre governo e servidores federais;
- 16 de fevereiro: primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP);
- 16 de fevereiro: governo oficializa proposta de 7,8% de reajuste salarial e aumento de R$ 200 no auxílio alimentação;
- 24 de fevereiro: Fonasefe e Fonacate protocolam resposta à primeira proposta do governo;
- 28 de fevereiro: segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com apresentação de contraproposta das entidades;
- 06 de março: data inicialmente marcada para a terceira rodada, que acabou desmarcada pelo governo.
Todas as notícias relacionadas à negociação entre governo e servidores podem ser acessadas clicando no banner “Recomposição salarial já” disponível na página inicial do site da ASPUV.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)