Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Começa, nesta terça (04), 39º Congresso do Andes-SN

Começa, nesta terça-feira (04), o 39º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A atividade será realizada até o próximo dia 08 em São Paulo (SP), organizada em parceria com a Associação dos Docentes da USP (Adusp). O tema central desta edição será: Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita.

O Congresso é a instância máxima de deliberação da categoria docente. Durante os dias de atividade, estão previstos debates sobre o atual cenário político, os ataques promovidos pelos Governos Federal e por estaduais à categoria docente e à classe trabalhadora de forma geral. As professoras e os professores presentes terão a tarefa de avaliar a conjuntura nacional e a internacional, em especial no tocante às lutas da América Latina, e traçar direcionamentos para os enfrentamentos em 2020.

Para a secretária-geral do Andes-SN, Eblin Farage, o objetivo é preparar as melhores propostas para dialogar com a categoria. “O 39º Congresso vai se realizar em um momento que exige de nossa categoria um passo à frente na mobilização. Temos o desafio de fazer desse congresso um momento de preparar as lutas de 2020, não apenas para resistir aos ataques do Governo Federal e dos governos estaduais, mas, sobretudo, para avançarmos em nossa luta e na pauta em defesa das instituições públicas de ensino, da carreira docente e dos serviços públicos”, afirmou.

Debates

O 39º Congresso terá como pauta os seguintes temas:

  • Conjuntura e Movimento Docente;
  • Planos de Lutas dos Setores;
  • Plano Geral de Lutas;
  • e Questões Organizativas e Financeiras.

A primeira vice-presidente da Adusp e integrante da comissão organizadora do Congresso, Michele Schultz Ramos, destacou alguns dos principais tópicos que serão debatidos, especialmente em relação à liberdade de ensino e à garantia de direitos fundamentais.

“Os principais pontos que serão debatidos dizem muito a respeito à manutenção das universidades públicas, gratuitas e de qualidade. Se considerarmos as políticas instituídas recentemente, a defesa irrestrita das universidades será o ponto comum nas várias discussões que teremos durantes o Congresso. Outro ponto que vai permear os debates será o combate ao obscurantismo, primando pela produção do conhecimento, pela liberdade de cátedra, liberdade de ensinar e aprender. A garantia de direitos fundamentais e a construção de uma unidade de luta também são pontos importantes”, avaliou.

Ainda segundo Michele, a realização da atividade em São Paulo, nesse momento político, será muito emblemática: “São Paulo sempre foi palco de grandes manifestações. A própria USP é um local de resistência, principalmente quando pensamos no contexto de redemocratização do país, de enfrentamento à ditadura. Acreditamos que será um momento bastante importante pelo volume de coisas que acontecem aqui”.

Além dos debates e encaminhamentos para o próximo período, durante o 39º Congresso, serão apresentadas as chapas do processo eleitoral para a escolha da diretoria do sindicato nacional – biênio 2020-2022. As eleições ocorrerão em maio.

ASPUV no Congresso do Andes-SN

A ASPUV estará presente no 39º Congresso do Andes-SN. Como não houve quórum na assembleia que deliberaria os delegados, a seção sindical poderá levar um delegado, representante da Diretoria Executiva, e observadores. Após os interessados se colocarem à disposição, o sindicato fez uma análise de viabilidade e os nomes foram definidos.

Representarão a ASPUV:

  • Allain Oliveira;
  • Edgard Leite de Oliveira;
  • Fernando Conde;
  • Mônica Pirozi;
  • Priscila Dorella;
  • Renata Rena.

Leia aqui todas as notícias publicadas pela ASPUV sobre o 39º Congresso do Andes-SN.

(Assessoria de Comunicação do Andes-SN com edições e acréscimo de informações da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.