ASPUV solicita informações e amplo debate sobre trabalho remoto docente
A ASPUV protocolou ofício junto à Reitoria da UFV, solicitando informações a respeito do trabalho remoto adotado para os docentes da instituição, em função da pandemia do Covid-19.
Entre os pontos levantados, está o questionamento sobre como ficará a jornada de trabalho dos professores com a futura reposição do período letivo. Apesar da suspensão das aulas, a categoria dá continuidade às suas atividades administrativas. Com o retorno, terá que realizar a mesma carga horária para a reposição bem como este trabalho administrativo, o que levará a uma duplicação da jornada. A sobrecarga de trabalho pode trazer diversos impactos, especialmente o adoecimento do trabalhador.
Sendo assim, a ASPUV solicita que a discussão seja encaminhada ao Conselho Universitário (Consu), sugerindo uma suspensão de todo o calendário acadêmico enquanto a situação perdurar.
Da mesma forma, também é requisitado que se leve ao debate no Consu o uso das ferramentas de controle do trabalho docente, tendo em vista a necessidade de uniformização entre os departamentos e as unidades de ensino e a não configuração em excesso de controle.
Leia aqui cópia do ofício protocolado pela ASPUV junto à Reitoria.
*Crédito da foto em destaque: divulgação UFV.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)