ASPUV e sindicatos da UFV se articulam para garantir direitos nesta pandemia
A ASPUV, a ASAV, a ATENS e o SINSUV, sindicatos que representam os servidores docentes e técnicos da UFV, continuam fortalecendo a sua articulação. O objetivo é preservar os direitos da categoria neste momento de pandemia, usado pelo governo para intensificar seus ataques sobre os trabalhadores.
Em reunião realizada entre os representantes das entidades, foi tirada uma série de encaminhamentos. A avaliação é de que o momento exige muita vigilância, luta e articulação, de modo a enfrentar medidas colocadas, como o corte de adicionais ocupacionais e uma tentativa de redução salarial.
Nesse sentido, as entidades enviaram ofício à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP), solicitando uma reunião. O objetivo do encontro é debater a aplicação da Instrução Normativa n° 28, que cortou o pagamento de adicionais e proibiu o remanejamento de férias. Também estará em pauta o trabalho remoto adotado na instituição.
Agros e UFV Credi
As entidades ainda apontaram ações a serem tratadas junto ao Agros e ao Sicoob-UFV Credi.
Com o instituto de seguridade, será feito contato para debater duas questões. A primeira é a proposta de suspensão temporária das cobranças de empréstimos de titulares dos Planos A e B, para aqueles que a solicitarem, entendendo ser este um momento delicado para as finanças do trabalhador. No caso dos servidores da UFV, a folha de pagamento de abril (remuneração a ser recebida no início de maio) já estará reduzida em função dos cortes de adicionais impostos pela Instrução Normativa n° 28.
A segunda se trata do reajuste anunciado para o plano de saúde de 3,34%. A ideia é que o Agros o reconsidere, levando em conta não só o atual momento, mas sobretudo o fato de o fundo do Plano Assistencial de Saúde (PAS) ter sido superavitário no último ano.
Com a UFV-Credi, por sua vez, o objetivo é avaliar uma alternativa para a realização da distribuição de lucros. De acordo com as normas da instituição, tal partilha só pode ser feita a partir de uma assembleia presencial, o que fica dificultado nesta situação de pandemia. Em relação aos empréstimos, a cooperativa já sinalizou positivamente pela suspensão das cobranças das mensalidades neste período para aqueles que fizerem a solicitação.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)