ASPUV convida para roda de conversa sobre campanha salarial nesta sexta (1º)
A ASPUV convida os seus sindicalizados para uma rodada de conversa, nesta sexta-feira (1º), que vai debater a campanha salarial dos servidores. A atividade será às 10h30, na sede social do sindicato. Durante a conversa, serão repassados informes sobre o andamento das tratativas com o governo e pensadas estratégias de mobilização da categoria, para pressionar pelo avanço das negociações. Também serão debatidas outras pautas com impactos diretos sobre a carreira, a exemplo da reforma administrativa (PEC 32).
Nessa terça-feira (29), em reunião com as entidades sindicais, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação, José Lopez Feijóo, sinalizou que há apenas cerca de R$ 1,5 bilhão reservado no orçamento do próximo ano para os servidores. Esses recursos poderão ser usados para reestruturação das carreiras, equiparação dos auxílios entre os Poderes e reajuste salarial, por exemplo. Caso seja utilizado unicamente para reajuste linear, o montante representará menos do que 1% de correção salarial.
Além de itens remuneratórios, o funcionalismo federal reivindica a revogação de uma série de medidas, implementadas nos últimos anos, que afetam diretamente as carreiras e os serviços públicos. Entre elas, estão a Instrução Normativa n° 54/2021, que trata sobre o direito à greve; decretos, que extinguiram vagas da administração federal; e o Decreto nº 10.620/2021, que trata da transferência das aposentadorias e pensões dos servidores para o INSS.
Todas as notícias relacionadas às negociações e à campanha salarial dos servidores podem ser lidas aqui.
Roda de conversa sobre a campanha salarial:
Sexta-feira (1º), 10h30 – sede da ASPUV (casa 52 da Vila Giannetti).
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)