ANDES-SN divulga dossiê sobre intervenções do governo nas universidades
O ANDES-SN divulgou a versão digital do dossiê A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino Superior. De autoria dos professores da UFES, André Pereira, Junia Zaidan e Ana Carolina Galvão, o material traz um panorama sobre a ingerência do presidente da República na escolha recente de reitores, uma afronta direta à autonomia das universidades federais prevista na Constituição de 1988, e as consequências ocasionadas.
Desde que assumiu o cargo, em 2019, Jair Bolsonaro já interferiu na nomeação de gestores em, ao menos, 25 instituições de ensino. Foram empossados candidatos que não encabeçavam a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) ou até mesmo pessoas que sequer participaram da consulta interna junto à comunidade acadêmica.
O dossiê é fruto de um Grupo de Trabalho do ANDES-SN e da Associação dos Docentes da UFES (ADUFES Seção Sindical). O apoio do sindicato nacional à publicação foi uma deliberação do seu 40º Congresso.
O dossiê A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino Superior está disponível aqui.
Confira também:
– Rádio ASPUV autonomia universitária
– Mais de 20 universidades e institutos federais estão sob intervenção do governo
– Dossiê do ANDES-SN analisa intervenções nas universidades e militarização do governo
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do ANDES-SN)