ASPUV participa de reunião do setor das IFES do ANDES-SN, que aponta intensificar campanha salarial
A ASPUV participou da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFES) do ANDES-SN, realizada no sábado (3) e no domingo (4). A seção sindical foi representada pela sua tesoureira Mônica Ribeiro Pirozi. O encontro definiu que sejam intensificadas a Campanha Salarial 2024 e as lutas contra o novo arcabouço fiscal e pelo fim da lista tríplice para a nomeação de reitores.
“A significativa participação das seções sindicais e o bom debate estabelecido permitiram avançar em pautas tão caras para a nossa categoria docente e para a população em geral, sobretudo no que tange ao Arcabouço Fiscal, ou como chamamos ‘Calabouço Fiscal’, que, além de ameaçar a servidora e o servidor em seus direitos mais elementares, impõe mais sacrifícios à população, sobretudo à parcela menos favorecida”, explicou o integrante da coordenação do setor, Luís Augusto Vieira.
Campanha Salarial 2024 e arcabouço fiscal
Em relação à Campanha Salarial 2024, foi discutida a composição da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), exigindo um protocolo mais detalhado sobre o calendário de reuniões e a abertura das mesas setoriais.
Os participantes também debateram a necessidade de fortalecimento da luta contra o Arcabouço Fiscal, em conjunto com as demais entidades integrantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Nesse sentido, o ANDES-SN deve participar de uma semana de mobilizações, entre 12 e 16 de junho, com atividade de formação e assembleias sobre o tema.
“Avançamos, ainda, na discussão de nossa campanha salarial, indicando nossa posição diante da Mesa Nacional de Negociação Permanente, a ser levada em conjunto com o Fonasefe, e aprofundamos um pouco mais nossos debates em torno do PL que visa por fim à lista tríplice nas Instituições Federais de Ensino, fazendo valer nosso histórico entendimento de que são tais instituições que devem decidir sobre seus rumos e dirigentes”, concluiu o diretor do ANDES-SN.
Agenda
Além da participação na semana de luta contra o Arcabouço Fiscal, a reunião indicou a realização de assembleias de base para tratar da Campanha Salarial e de atividades locais de mobilização.
Leia também:
– Novo arcabouço fiscal sufoca serviços públicos e pode proibir reajustes para os servidores
– ANDES-SN apresenta projeto de lei para acabar com lista tríplice
(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)