Unirio indica reitor que não concorreu na consulta à comunidade universitária
Pela primeira vez após o fim da Ditadura Militar, uma Instituição Federal de Ensino Superior colocou em primeiro lugar na listra tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação um docente que nem mesmo participou da consulta à comunidade acadêmica*. Uma sessão do Colégio Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) indicou para o cargo de reitor o atual vice, Ricardo Cardoso, com 65 votos. O vencedor da eleição interna, Leonardo Castro, ficou em segundo lugar com 52 indicações.
A lista tríplice ficou definida seguinte maneira, segundo divulgado pela Associação dos Docentes da Unirio (Adunirio):
- 1º Ricardo Cardoso – 65 indicações no colégio eleitoral – nenhum voto na consulta eleitoral (não aceitou participar);
- 2º Leonardo Castro – 52 indicações no colégio eleitoral – 2753 votos na consulta eleitoral;
- 3º Cláudia Aiub – 20 – indicações no colégio eleitoral – 904 votos na consulta eleitoral;
- Não garantiu posição na lista tríplice: Helton Setta – 10 indicações no colégio eleitoral – nenhum voto na consulta eleitoral (não aceitou participar).
Durante a sessão do colégio, houve protestos da comunidade universitária. “Não temos medo da democracia”, afirmou o professor Leonardo Castro, vencedor da eleição.
“Os campos que fizeram as campanhas das chapas que participaram da consulta eleitoral se uniram nitidamente em torno dos princípios democráticos no colégio eleitoral e juntos facilmente teriam derrotado o candidato interventor da reitoria, como fica claro matematicamente somando-se os votos (72 no total). Algumas declarações de voto, porém, afirmaram que prefeririam ter a cautela de garantir uma lista tríplice com apenas um interventor (ao invés de dois), deslocando assim votos que dariam a cabeça da lista para o professor Leonardo Castro também no colégio eleitoral”, disse texto publicado no site da Adunirio.
A associação informou ainda que, nos próximos dias, docentes, técnicos e estudantes devem se reunir para discutir as medidas cabíveis.
*Segundo informação divulgada pela Adunirio.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações da Adunirio)