Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

A concentração fundiária é uma questão que tem origem histórica no Brasil. Atualmente, 45% das terras do país estão concentradas em 0,9% das propriedades rurais. Do outro lado, os estabelecimentos pequenos correspondem a 47% do número de propriedades, mas ocupam pouco mais de 2% do campo, segundo relatório da ONG Oxfam Brasil A enorme concentração fundiária, a falta de políticas públicas efetivas e a impunidade fazem do campo brasileiro o mais perigoso do mundo. Somente em 2017, 65 pessoas foram assassinadas em conflitos agrários, segundo dados preliminares da Comissão Pastoral da Terra. Entre essas vítimas, estão dez trabalhadores rurais executados durante uma ação policial de reintegração de posse em Pau d’Arco no Pará.



Por questões como essas, a reforma agrária vai ser o tema da próxima edição do Rádio Aspuv nesta segunda-feira (17). O programa entrevistou os coordenadores da regional Antônio Vieira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), correspondente à Zona da Mata mineira, Taís Oliveira e Valdinei Siqueira, além do assentado José Miranda. “A reforma agrária no Brasil, ela nunca existiu(…). Hoje os assentamentos existentes foram muito mais em função da mobilização dos trabalhadores e a exigência de que o Estado cumprisse esse papel, que consta na nossa constituição (…), do que uma ação do Estado. Tudo que aconteceu até hoje, com raríssimas exceções, foi muito mais por conta da mobilização”, disse Siqueira ao radiojornal. Lembrando que o programa vai ao ar às 13h na Rádio Universitária FM 100,7.



O Rádio Aspuv

O Rádio Aspuv é uma produção do setor de comunicação da Aspuv. Ele vai ao ar a cada duas segundas na Rádio Universitária, sempre discutindo assuntos relacionados à carreira docente, educação pública, direitos trabalhistas e demais pautas em debate no sindicato. Após a veiculação, todas as edições ficam disponíveis no site da Aspuv (clique aqui).



Rádio Aspuv Reforma Agrária:

Segunda-feira (17), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


 (Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.