Setembro Amarelo: materiais da ASPUV abordam a saúde mental
Desde 2015, a campanha Setembro Amarelo dedica o mês a discussões sobre a prevenção ao suicídio. Uma pauta urgente e muita séria, mas, infelizmente, ainda vista como frescura ou drama, por quem desconhece a gravidade da questão.
O suicídio e outros assuntos relacionados à saúde mental rondam as universidades brasileiras, que assistem ao adoecimento mental de seus alunos, professores e técnicos. Os números sobre o tema ainda são poucos, mas uma pesquisa da UFMT revelou que 9,9% dos estudantes entrevistados haviam tido pensamentos suicidas. Um levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instiuições de Ensino Superior (Andes-SN), por sua vez, mostrou que as condições adversas de trabalho decorrentes do produtivismo estão levando a categoria ao desenvolvimento de doenças.
Por isso, a saúde mental é um debate constante na ASPUV, que busca incentivar ações relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida do trabalhador. Confira alguns dos materiais feitos pelo sindicato e ajude a compartilhar informações corretas e relevantes sobre esse tema tão delicado:
– Rádio ASPUV Saúde Mental na Pandemia
– Reportagem sobre saúde mental nas universidades
Veja também entrevista com o professor do Departamento de Medicina e Enfermagem, Alex Oliveira, sobre o tema:
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)