Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Sede do sindicato dos professores da UFES é alvo de ataque LGBTIfóbico

A sede da Associação dos Docentes da UFES (ADUFES Seção Sindical), em Vitória (ES), foi alvo de um ataque LGBTIfóbico. Duas bandeiras arco-íris, que estavam no local, foram danificadas e cartazes com mensagens preconceituosas, colados na porta (foto em destaque). O ato de vandalismo ocorreu justamente na semana em que se celebra o Orgulho LGBTQUIAP+, 28 de junho. 

“A Diretoria do ANDES-SN repudia veementemente o ataque (…). A ADUFES, historicamente e em total consonância com as deliberações do ANDES-SN, atua na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, como elemento fundamental do projeto de universidade e educação públicas para a classe trabalhadora”, reagiu o ANDES-SN em nota. A UFES também repudiou o atentado, classificando-o como uma violação ao legítimo direito de de expressão e liberdade de pensamento, além de uma grave afronta aos direitos humanos.

Reação da ADUFES

A ADUFES informou que o ataque foi constatado por funcionários, ao chegarem para trabalhar na terça (28). O sindicato disse que está tomando as providências cabíveis e que solicitou à Reitoria da UFES as imagens do circuito interno para que seja feito um Boletim de Ocorrência. Comunicou ainda que também acionará o Ministério Público.

Como resposta à violência sofrida, professores, técnicos e estudantes se juntaram em um ato, realizado na terça (28), no local onde ocorreu o ataque. “O crime cometido não foi apenas contra nossa sede, nem somente contra nossa posição política a respeito das múltiplas formas de opressão. O crime cometido foi direcionado à existência mesma das pessoas LGBTQIA+ e isso não será tolerado, mas tratado pela ADUFES a partir do devido reconhecimento de sua gravidade”, disse a entidade.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do ANDES-SN e ADUFES)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.