Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Representantes dos servidores discutem recomposição salarial com lideranças na Câmara

Representantes dos servidores federais, em campanha pela recomposição salarial, participaram de uma reunião com a Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados na última terça-feira (26). Estiveram no encontro entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Na reunião, os servidores criticaram o fato de o governo ainda não ter aberto negociação passados mais de três meses desde que a pauta de reivindicações da categoria foi protocolada pela primeira vez. O possível reajuste de 5%, veiculado pela imprensa, foi classificado como um “desrespeito” , uma vez que está longe de cobrir as perdas inflacionários, que, só nos últimos três anos, chegam a 19,99%. 

Deputados defendem negociação

Os parlamentares presentes criticaram a postura do governo e defenderam a abertura de negociação.  “É preciso forçar uma mesa de negociação e ter solidariedade com aqueles que estiverem em greve e em processo de mobilização, pois se uma categoria perde, isso reflete na negociação das demais e aí todos nós perdemos”, afirmou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), lembrando os servidores que já estão em greve.

Próximas ações

Após o encontro, será enviado um novo ofício ao Ministério da Economia, reivindicando a abertura imediata das negociações. Também devem ser realizadas reuniões com frentes parlamentares de defesa dos servidores e os representantes do funcionalismo se articulam para marcar um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP/AL).

Os sindicatos também decidiram realizar um ato em solidariedade às categorias que estão de greve e às demais que estão em luta após o Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (1º de maio).

“Precisamos continuar mobilizados com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e lutarmos pelos serviços públicos, contra a EC 95, pela total revogação da PEC 32, contra a fome e a carestia’’, destacou a segunda vice-presidente do ANDES-SN, Zuleide Queiroz, reiterando as demais pautas de mobilização do funcionalismo federal.

Leia também:

– Não há garantia de reajuste, alerta FONASEFE após notícia veiculada pela imprensa

– Diretor do Andes-SN explica perda salarial dos professores e fala sobre luta pelo reajuste

(Assessoria de Comunicação da ASPUV a partir de texto do ANDES-SN)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.