Reitoria da UFVJM move ação contra mobilizações no campus
A reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) moveu uma ação judicial contra representantes de professores, técnicos e estudantes para tentar impedir manifestação no campus. A alegação seria um suposto risco de invasão da reitoria e de impedimento da realização de reuniões do Conselho Universitário.
Nos últimos meses, a UFVJM vem sendo palco de várias mobilizações como, por exemplo, contra o Future-se e o aumento no preço do transporte público em Diamantina, o que impacta especialmente os alunos nos seus deslocamentos entre a cidade e o campus. Também houve protestos, porque a universidade teve como reitor nomeado pelo Governo Federal o candidato que ficou em quarto lugar na consulta interna, um dos casos recentes registrados no país de desrespeito à autonomia universitária.
“Não nos espanta tal atitude vinda de uma gestão que obteve apenas 6% dos votos da comunidade universitária e articulou para tomar o controle da instituição”, destacou o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), que representa os servidores técnicos da universidade.
O caso já está sendo acompanhado pelas assessorias jurídicas do Sindicato dos Docentes da UFVJM (Adufvjm – Seção Sindical) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
Andes-SN repudia ação
O Andes-SN repudiou o que classificou como “perseguição e criminalização do(a)s docentes e estudantes que se organizam e militam em movimentos sociais e sindicais” em uma nota publicada nessa quarta-feira (30).
Para o sindicato, “tal ação corresponde aos mecanismos de violação da autonomia da universidade, dos princípios constitucionais e da liberdade de organização, pensamento e expressão. Evidencia o acirramento da criminalização dos movimentos sociais e sindicais, como expressões da conjuntura sociopolítica e econômica que o mundo e o país atravessam. A tentativa de perseguição àquela(e)s que se demonstravam descontentes com a posse da reitora, se assenta na ameaça, no medo e na criminalização, como formas de controle social”.
A nota de repúdio do Andes-SN na íntegra pode ser lida aqui.
*Na foto em destaque, campus da UFVJM. Crédito: divulgação UFVJM
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações do Andes-SN e do Sindifes)
1 comentário em “Reitoria da UFVJM move ação contra mobilizações no campus”