Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Reitores eleitos e não empossados lançam carta em defesa da democracia

Reitores eleitos e não empossados em instituições de ensino federais lançaram uma carta aberta em defesa da democracia e da autonomia universitária. No documento, conclamam a sociedade e entidades a se unirem a essa luta. 

“As garantias constitucionais definem a autonomia universitária como um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Ao afrontá-la, as recentes nomeações e indicações feitas pela Presidência da República, por iniciativa antidemocrática do MEC, criam uma imagem institucional bastante negativa, corroborando para que a sociedade civil veja com descrédito as Instituições e seus processos decisórios, que devem ser sempre democráticos”, diz um trecho da carta, intitulada A democracia precisa prevalecer.

Leia o documento na íntegra aqui.

Intervenção das universidades

Cerca de 20 instituições federais de ensino sofreram intervenção do Governo Federal na nomeação de seus reitores, desde o início de 2019. Trata-se da indicação de dirigentes que não foram os escolhidos nas consultas às comunidades acadêmicas ou sequer concorreram nos processos eleitorais.

Professores, técnicos e estudantes denunciam, nessas instituições, o esvaziamento dos espaços democráticos bem como a perseguição a críticos das gestões interventoras. “Nós temos vivido uma gestão autoritária, que esvazia os conselhos, os órgãos colegiados, que não cumpre as decisões do conselho superior, que não debate, que não discute, que não ouve, que toma decisões autoritária, individuais. Além disso, muitos docentes, discentes têm sofrido processos pela luta que tem empreendido”, relatou a professora Aline Faé, diretora da Adufvjm (seção sindical do Andes-SN na UFVJM), ao Andes-SN.

Confira aqui série de vídeos do sindicato nacional denunciando a situação nas universidades sob intervenção do Governo Federal.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.