Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Redes sociais da ASPUV crescem e se destacam em cenário nacional

As redes sociais estão se tornando, cada vez mais, um importante veículo de comunicação da ASPUV com os seus sindicalizados, segmentos que compõem a UFV e comunidade no geral. Prova disso são o aumento expressivo no número de seguidores nos últimos meses e a repercussão das postagens.

Recentemente, ganhou destaque uma publicação sobre a privatização das universidades. A postagem na página da ASPUV no Facebook teve diretamente mais de 1,6 mil compartilhamentos, alcançando mais de 120 mil usuários. Outras incontáveis vezes a imagem foi reproduzida e propagada, inclusive por páginas conhecidas nacionalmente. Somente a partir do perfil Unesp Campus de Assis, o material foi compartilhado mais de 12 mil vezes.

Material da ASPUV foi compartilhado 12 mil vezes somente a partir de uma página no Facebook.

As publicações da ASPUV também estão sendo usadas por companheiros de outros sindicatos da área. Material sobre rejeição ao Future-se serviu de base para a Associação dos Docentes da UFOP (Adufop). Um texto sobre nomeação de reitores perdedores em consultas internas, por sua vez, foi reproduzido pela Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj), maior seção sindical do Andes-SN. A Associação dos Docentes da UFLA (Adufla) também já compartilhou materiais da ASPUV.

No fim de agosto, Adufrj compartilhou material da ASPUV em sua rede social

A expressividade dos conteúdos se reflete no aumento do número de pessoas que acompanham os perfis. No Instagram, a ASPUV é a associação docente federal com o maior número de seguidores. O número quase quintuplicou desde o começo do ano. Já no Facebook, o total cresceu 45% na comparação com janeiro.

Bom destacar que todo esse alcance é orgânico, não sendo utilizado qualquer tipo de patrocínio para as páginas e postagens.

Estratégias de comunicação

A ASPUV posta materiais diariamente com informações a respeito da UFV, educação pública, movimento sindical, direitos trabalhistas, ciência e demais pautas em discussão, pensando-se na vida do trabalhador de forma ampla. Muitos deles são feitos exclusivamente para o Facebook e o Instagram, de acordo com os formatos mais apropriados para cada rede.

Todos os conteúdos são embasados em princípios, que norteiam o setor, conforme elenca o diretor de divulgação da ASPUV, Edgard Leite de Oliveira: identificar pautas que afetam a vida do trabalhador; reconhecer a categoria docente enquanto classe trabalhadora; extrapolar pautas segmentadas, por exemplo de centrais sindicais e movimentos sociais; e modernizar os canais de comunicação.

Para o diretor, os números refletem uma preocupação da ASPUV: divulgar materiais com conteúdo embasado e que tenham relevância. “Esses instrumentos (como as redes sociais) são uma forma de modernização da nossa comunicação, de inclusão de informação para as pessoas que nos seguem (…). A profundidade do conteúdo é algo importantíssimo para nós”, completa.

A ASPUV convida os seus sindicalizados para a seguirem nas redes sociais. Entendemos que ocupar as redes também é uma forma de resistência, de defesa da universidade pública e dos nossos direitos.

Facebook.com/Aspuv

Instagram.com/ASPUV

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

1 comentário em “Redes sociais da ASPUV crescem e se destacam em cenário nacional

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.