Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV

O número de assassinatos de pessoas LGBTs continua crescendo no Brasil: aumentou 30% de 2016 para 2017. A desigualdade entre homens e mulheres também permanece com diversos casos de feminicídio e discriminação nos mais variados ambientes. Apesar de todas as questões levantadas, a discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas ainda encontra diversas barreiras no país. Por isso, esse será o assunto do Rádio Aspuv na próxima segunda-feira (03), às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7. “À escola cabe o papel de resistência(…). Independente de interesses político-partidários e conservadores, desempenhar o seu papel, educando para a cidadania, combatendo todas as formas de violência, incluindo aí a de gênero”, disse a professora do Departamento de Educação da UFV, Heloisa Herneck, em entrevista ao programa.



A polêmica é tanta que, em 2014, a discussão sobre gênero e sexualidade foi excluída do Plano Nacional de Educação. Esse mesmo caminho foi seguido por cidades de todo o país que também vedaram o debate sobre o assunto em seus respectivos planos municipais. Críticos alegam que existe uma “ideologia de gênero”, que ameaçaria valores tradicionais e ligados à família. Esse pensamento ganha apoio em projetos de lei ligados ao movimento Escola sem Partido, que estão em discussão em municípios, estados e até no Congresso Nacional. Cabe destacar que alguns, que chegaram a virar lei, foram considerados inconstitucionais pelo Superior Tribunal Federal (STF).



O Rádio Aspuv

O Rádio Aspuv é uma produção do setor de comunicação da Aspuv. Ele vai ao ar a cada duas segundas na Rádio Universitária, sempre discutindo assuntos relacionados à carreira docente, educação pública, direitos trabalhistas e demais pautas em debate no sindicato. Após a veiculação, todas as edições ficam disponíveis no site da Aspuv (clique aqui).



Rádio Aspuv Discussão sobre Gênero nas Escolas:

Segunda-feira (03), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.