Rádio ASPUV #05/24 | Austeridade
Boa parte da categoria docente federal espalhada pelo Brasil está em greve! Pois então, se formos elencar todos os motivos pelos quais os professores estão parados, podemos lcitar a reestruturação da carreira, a revogação do novo ensino médio, a recomposição orçamentária das IFES, a recomposição salarial e o “revogaço” de medidas e decretos dos governos Bolsonaro e Temer.
Mas todas essas pautas são reflexo de um problema muito mais profundo e estrutural, que corrói o cerne do Estado e destrói instituições. Estamos falando das medidas austeras que são muito comuns hoje em dia e impostas por países do Norte Global, subordinando países do Sul Global. Todas essas medidas são características do nosso tempo, tempos em que vivemos cada vez mais o recrudescimento do neoliberalismo.
Mas devemos estar preparados e utilizar de todas as formas possíveis para combater esse tipo de medida. Por isso, a ASPUV entrevista no programa de hoje o diretor do DIEESE, Fausto Augusto Júnior, para entender mais sobre esse fenômeno e como ele afeta em muito as nossas vidas.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)