Primeira plenária do 40º Congresso do ANDES-SN levanta questões da conjuntura e luta docente
A primeira plenária temática do 40º Congresso do ANDES-SN foi destinada a debater a Conjuntura e o Movimento Docente. Catorze textos, enviados pela Diretoria, seções sindicais e sindicalizados, embasaram as discussões.
Em um primeiro momento, um professor representante de cada uma das teses defendeu o seu conteúdo. Após essas 14 apresentações, foi aberto espaço aos demais docentes presentes. Respeitando a paridade de gênero, foram sorteados 20 professores e 20 professoras, que tiveram três minutos de fala cada.
Entre os assuntos levantados durante a plenária, estiveram a permanência ou a saída da central sindical CSP-Conlutas; a data de realização das próximas eleições do sindicato nacional; a forma como será conduzida a luta pelo “Fora, Bolsonaro”; a atuação do ANDES-SN no período de pandemia; e a mobilização em torno da campanha pela recomposição salarial. Foi discutido ainda o internacionalismo dos trabalhadores e o enfrentamento ao imperialismo, com destaque para a situação da Ucrânia. A necessidade de um ANDES-SN autônomo também foi colocada como primordial para a defesa da categoria e das lutas a ela colocadas.
“Foi uma plenária muito longa, com cinco horas, de debates muito importantes para a categoria e muito diversos também, que expressaram a diversidade que é o ANDES-SN e, principalmente, a democracia que temos no Sindicato Nacional, onde cada seção sindical, cada agrupamento ou uma pessoa apenas pode submeter a esse Congresso o seu pensamento, a forma como lê a conjuntura e o movimento docente. Esse é o momento que expressa o mais profundo da democracia desse sindicato”, destacou a terceira tesoureira do ANDES-SN, Jennifer Webb Santos, que presidiu a plenária.
Plenárias do 40º Congresso do ANDES-SN
Serão realizadas outras quatro plenárias no Congresso, três temáticas e a final. As plenárias sobre Plano de Lutas dos Setores, Plano Geral de Lutas e Questões Organizativas e Financeiras são precedidas de debates junto aos grupos mistos, realizados na terça e quarta. Nesses grupos, os Textos de Resolução (TRs), que compõem o Caderno de Textos, são analisados com os professores, preparando as discussões.
40º Congresso do ANDES-SN
A 40ª edição do Congresso do ANDES-SN traz como tema A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!. Até a próxima sexta-feira (01º), professores de todo o país debatem os rumos da luta docente em defesa da carreira, dos direitos sociais, da educação, ciência e serviços públicos. Este é o primeiro encontro deliberativo presencial do sindicato após o início da pandemia.
Participam da atividade 445 delegados e 146 observadores de 89 seções sindicais. A ASPUV está presente com uma delegada, representante da Diretoria Executiva, e cinco observadores, contemplando representações dos três campi da UFV, ensino superior, EBTT, ativos e aposentados.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)