Prefeito de Viçosa recebe ASPUV e outras entidades para falar sobre políticas para as mulheres
O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, recebeu representantes de movimentos feministas e outras entidades para debater as políticas públicas municipais para as mulheres. Uma das participantes do encontro foi a presidente da ASPUV, Junia Marise.
Durante a reunião, foi discutida a entrega de um projeto de lei de iniciativa popular, que propõe a municipalização de trabalhos na área, incluindo o programa Casa das Mulheres. O prefeito sinalizou ainda a realização de uma sessão para o recebimento oficial de uma carta elaborada pelos movimentos. O texto solicita que a prefeitura realize políticas para as mulheres a curto, médio e longo prazo.
O encontro com o prefeito integra uma série de outras ações realizadas pelo grupo nas últimas semanas. Durante o mês de março, em todas as reuniões da Câmara Municipal de Viçosa, mulheres ocuparam a tribuna livre para discutir as políticas públicas. Foram realizadas também reuniões com os conselhos municipais. Agora, o objetivo é expandir as atividades para os bairros.
Carta e abaixo-assinado
A carta que será entregue à prefeitura reivindica o fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher, além da implantação de projetos em diferentes áreas, como a saúde. Lembra ainda a necessidade da criação de creches em tempo integral, ferramenta necessária para a igualdade do mercado de trabalho e a autonomia financeira das mulheres. Outro ponto abordado é a educação. “É elementar que o município forme e capacite seus profissionais da educação à respeito do combate a todos os tipos de discriminação, preconceito e violência”, diz o texto. À carta foi anexado um abaixo-assinado.
– ASPUV participa de reunião da Câmara de Viçosa
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)