Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
“O argumento de que há uma alternativa de escolha pelo jovem é falacioso”, diz professora sobre a reforma do ensino médio



O Rádio Aspuv da próxima segunda-feira vai discutir a reforma do ensino médio, que virou lei no ano passado, após ser editada por medida provisória, e pode começar a ser implantada em 2019 no país. “Ao invés de termos a educação para todos pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada como princípio, nós temos a desigualdade como princípio: o que vai ser uma escola de um jeito para um, vai ser de outro jeito para outro. Então, a reforma implementada do jeito que foi, ela é um desastre completo”, analisou a professora do Departamento de Educação da UFV, Joana D’Arc Germano Hollerbach, em entrevista ao programa. Lembrando que o radiojornal vai ao ar às 13h, na Rádio Universitária FM 100,7.



O texto da reforma do ensino médio faz alterações nas diretrizes e bases da educação nacional. Entre os pontos estabelecidos, está a divisão da carga horária dessa etapa de ensino em duas partes: a primeira será comum às escolas de todo o país e deve seguir o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio; já a segunda, composta pelos chamados itinerários formativos, que serão definidos com base na oferta de cada sistema escolar.



A lei determina ainda que a BNCC deve ser dividida em quatro áreas do conhecimento; linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas. No entanto apenas duas disciplinas serão obrigatórias nos três anos do ensino médio: matemática e língua portuguesa. As demais estão incluídas nas quatro áreas de conhecimento, mas não deverão ser ministradas necessariamente nos três anos. A BNCC, que permitirá a implantação da reforma, está em discussão no Conselho Nacional de Educação. Em relação aos itinerários formativos, a reforma estabelece que parte da carga horária poderá ser destinada para uma formação técnico-profissionalizante.



O Rádio Aspuv é uma produção do setor de divulgação da Aspuv. Ele é veiculado a cada duas semanas na Rádio Universitária FM 100,7. Todas as edições anteriores do programa estão disponíveis aqui.



Rádio Aspuv – Reforma do Ensino Médio:

Segunda-feira (28), 13h – Rádio Universitária FM 100,7


(Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.