Nota técnica do DIEESE expõe perdas salariais da categoria docente federal
A pedido do ANDES-SN, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) elaborou uma nota técnica, que expõe as perdas salariais dos docentes do Magistério Superior Federal e do EBTT no período entre julho de 2010 e junho de 2023. O estudo considera todas as classes e níveis das carreiras e utiliza como base para o cálculo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Magistério Superior
O estudo analisa três cenários: o dos professores em regime de Dedicação Exclusiva (DE), o dos docentes sem DE com jornada de 40 e o dos também sem DE, mas com carga de 20 horas semanais.
Os índices aferidos mudam de acordo com os níveis e as classes. No caso dos docentes DE, as classes de auxiliar, assistente e adjunto acumulam as maiores perdas: variam de 16,6% a 23,7%, pelo IPCA, e de 17,2% a 24,3%, pelo INPC. Já para associados e titulares, “houve, em geral, ganhos reais, com reajustes pouco acima da inflação, exceto para as classes D, nível 4, para IPCA e D, níveis 3 e 4, para INPC, que tiveram perdas no período”.
EBTT
Da mesma forma que a carreira de Magistério Superior, o estudo considera os EBTT nas três situações descritas: Dedicação Exclusiva, 40 horas semanais e 20 horas semanais.
Também há variações de acordo com os níveis e as classes. No caso da DE, a diferença é que todos os níveis e classes somam perdas “entre 5,5% e 19,2%, com reajuste necessário variando entre 5,9% e 23,7%, pelo IPCA; e perdas de 6% a 19,6% com necessidade de reajuste variando entre 6,4% e 24,3%, pelo INPC”.
“Para que os docentes possam exercer seu trabalho nas universidades, dentre outras coisas, é imprescindível que ele tenha não só condições laborais e desenvolvimento profissional ao longo de sua carreira, mas também melhorias salariais. E isso, de maneira geral, não foi o que aconteceu com a evolução salarial dos docentes de MS e EBTT entre 2010 e 2023”, conclui o estudo.
Para ler a note do DIEESE na íntegra clique aqui.
*Esta matéria foi atualizada em 18 de dezembro em função de retificação na nota técnica.
Lembrando que todas as notícias relacionadas às negociações e à campanha salarial dos servidores podem ser lidas aqui.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)