Nota de solidariedade da ASPUV ao Sindicato de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Sindcefet-MG)

A Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV Seção Sindical) manifesta a sua solidariedade ao Sindicato de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Sindcefet-MG). O Sindcefet-MG vem sendo alvo de uma série de ataques em função de uma campanha em defesa da democracia e pela responsabilização dos participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A primeira ocorrência foi em dezembro, quando, durante uma queda de energia, misteriosamente um cartaz com os dizeres Sem Anistia para Golpistas foi arrancado no campus Nova Suíça, em Belo Horizonte (MG). A entidade resolveu, então, afixar um novo, no mesmo local. Logo na sequência, foi denunciada à ouvidoria do Cefet-MG por duas pessoas, uma das quais servidora técnica-administrativa.
Os ataques prosseguiram neste ano, primeiro quando uma faixa amarela com a frase O Sindcefet não nos representa! Anistia já!!! foi colocada próxima à do sindicato. Dias depois, o cartaz dos sindicato com os dizeres dizeres Sem Anistia para Golpistas foi vandalizado, sendo cortada a palavra “sem” com um canivete (foto e destaque).
Importante lembrar que os ataques à campanha do Sindcefet-MG não são isolados e se encaixam em um contexto de fortalecimento da extrema direita mundial com consequências graves à garantia dos direitos sociais tão duramente conquistados e à soberania de vários países, como os latino-americanos. O fato de as ações terem ocorrido dentro de um campus do Cefet-MG torna a situação ainda mais proecupante, considerando serem as instituições de educação um espaço imprescindível para a defesa e a construção do pensamento crítico, da democracia e de uma sociedade justa que garanta direitos para todos.
A ASPUV Seção Sindical se junta a essa importante cobrança pela responsabilização dos golpistas de 8 de janeiro! O nosso dever é lutar pelo fortalecimento da democracia brasileira, garantindo instituições efetivamente representativas e alinhadas às demandas populares. Manifestamos, portanto, solidariedade irrestrita ao Sindcefet-MG!
Diretoria da ASPUV Seção Sindical
Gestão 2024-27
Vandalismo precisa ser castigado. Desvio de dinheiro público deve ser castigado. Uso da máquina pública para favorecer amiges deve ser verificado e, se comprovado, deve ser castigado. Desobedecer à Constituição, idem.
Prender e castigar por manifestação, por uso da palavra… é democrático? Creio que é preciso avaliar uns e outros casos, para que a Aspuv seja democrática e nos represente a todos que somos associados. E pagantes.