Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Nota da ASPUV em defesa da democracia brasileira

A luta por uma universidade pública de qualidade, que entenda a educação como direito e seja capaz de contribuir ao desenvolvimento do país e à solução dos nossos problemas, bem como a manutenção de um sindicato forte, autônomo e combativo passam, necessariamente, pela defesa do Estado democrático frente às crescentes ameaças autoritárias, que assolam o Brasil. Dessa forma, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Viçosa (ASPUV S. Sindical) vem a público manifestar o seu irrestrito compromisso com a democracia e o seu veemente repúdio às tentativas de insurgência golpista.

Após insuflar os seus apoiadores, colocando em xeque instrumentos caros à democracia brasileira, o presidente Jair Bolsonaro baixou o tom e supostamente recuou em comunicado à nação na noite dessa quinta-feira (09). Esta, no entanto, é uma conhecida tática de Bolsonaro e sua base, que não hesitarão em demonstrar, outras vezes, a sua sanha autoritária. A postura, além de totalmente incompatível com o cargo que ocupa, em nada contribui com a resolução dos gravíssimos problemas que enfrenta o Brasil, em vias de bater a lamentável marca de 600 mil mortos pela covid-19, com índices recordes de desemprego e informalidade, redução drástica de recursos em ciência e educação, além de metade da população em situação de insegurança alimentar.

Sabemos que a democracia brasileira não apenas é recente como ainda necessita progredir na construção de instituições populares e que efetivamente representem os brasileiros em suas nuances, demandas e diversidades. Da mesma forma, é longo o caminho até que de fato se consolidem todos os direitos previstos na Constituição Federal de 1988. A nossa luta, portanto, faz-se no sentido de avançar nesses aspectos e não retroceder a níveis assombrosos como o da Ditadura Militar, tão criminosamente vangloriada pelo bolsonarismo.

A ASPUV reitera o seu compromisso em defesa da democracia e da educação, enquanto instrumento capaz de fazer avançar o Brasil na constituição de uma sociedade com igualdade, fraternidade e liberdade para todos.

ASPUV S. Sindical

1 comentário em “Nota da ASPUV em defesa da democracia brasileira

  1. Um cidade educadora , uma universidade não pode jamais pensar nas falácias autoritárias e irresponsáveis , contra os princípios básicos da modernidade liberdade igualdade e fraternidade , 1945 derrotamos o fascismo , e o muro de Berlim em 1989, esperamos sempre o respeito a democracia e a constituição > Por um mudo plural e justo deve a busca da Universidade de um cidade educadora .

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.