Mensagem pelos 56 anos da ASPUV
Neste 01º de junho, a ASPUV chega aos seus 56 anos. Uma trajetória longeva e vitoriosa, que nos enche de orgulho! A nossa luta resultou em importantes conquistas para a categoria e para o ensino público de qualidade. Soubemos resistir a momentos turbulentos e de opressão, tornando-nos um dos sindicatos docentes mais antigos em atividade no Brasil.
Dessa forma, podemos afirmar que preservar a nossa memória é preservar a memória dos professores não apenas da universidade, mas do país e do movimento sindical como um todo! Por isso A ASPUV iniciou um importante trabalho de resgate e conservação do seu arquivo. Em parceria com o Departamento de História da UFV, todo o material foi recolhido de nossas sedes e encaminhado a uma sala adequada, onde está recebendo o tratamento necessário. Inicialmente, é feita a limpeza para, na sequência, a organização e catalogação. Certamente, o arquivo se constituirá como uma valiosa fonte de informação e rico objeto de pesquisa, ensino e extensão.
Resgatar a nossa memória é uma forma de celebrar esses 56 anos. Não perdemos de vista, no entanto, os desafios que se colocam a nós. O momento é grave tanto para o movimento sindical quanto para a educação pública.
O governo já mostrou toda a sua disposição em desarticular os trabalhadores organizados, por meio de ações como a Medida Provisória 873/2019, editada sem qualquer diálogo prévio e cercada por inconstitucionalidades. Tentar destruir os sindicatos significa tirar o poder de negociação da classe trabalhadora e aprovar medidas como a reforma da Previdência sem maiores resistências.
Nós professores, especificamente, vemos a criminalização do pensamento crítico e da liberdade de cátedra. Nossas universidades sofrem com enormes bloqueios orçamentários e a falta de recursos para a pesquisa. Sem nos esquecer da falta de concursos e reajustes, o que implica a precarização do nosso trabalho.
Neste aniversário, fazemos um novo chamado aos professores para a construção de uma ASPUV combativa e forte, capaz de enfrentar todas essas turbulências e manter viva a sua trajetória de conquistas em prol da categoria docente e da educação pública de qualidade!
ASPUV: 56 anos de luta!
Diretoria da ASPUV
Gestão 2018-2020