Live da ASPUV discute as mulheres e as lutas sociais nesta terça (07)
Em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres (08 de março), a ASPUV realizará uma live, nesta terça-feira (07), com o tema O Feminino e as Lutas Sociais. O debate terá como convidadas:
- a professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, ex-diretora do ANDES-SN e da AdUFRJ, Janete Luzia Leite;
- a pós-doutoranda em Política Social da UFF e professora colaboradora do Curso de Especialização em Análise de Políticas para a População Negra na mesma universidade, Sidimara Cristina de Souza;
- e a secretária parlamentar da Câmara dos Deputados, Bruna Matos.
A mediação será da vice-presidenta da ASPUV, Fabrícia Queiroz Mendes. A transmissão começará às 19h, no canal da ASPUV no YouTube, no link disponível a seguir:
Durante a transmissão, o chat estará aberto a perguntas, que serão respondidas pelas debatedoras.
Dia das Mulheres tem origem na luta!
A origem do Dia Internacional das Mulheres está ligada à luta das trabalhadoras. Foi muito difundido, no Brasil, que a data teria nascido a partir de um incêndio em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, que matou 146 trabalhadores , sendo 125 mulheres. O episódio, de fato, trouxe à tona as péssimas condições a que eram submetidas as operárias, mas há outros, ainda mais antigos, apontados como precursores do 08 de março, sendo que, desde o fim do século XIX, as organizações de mulheres trabalhadoras já reivindicavam os seus direitos.
Nos Estados Unidos, o primeiro Dia das Mulheres foi celebrado em 08 de março foi em 1908, quando trabalhadoras aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Em 1909, houve novo protesto, desta vez, em 28 de fevereiro. Registros apontam a presença de até 15 mil participantes.
Já em 1910, a histórica militante alemã Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhague. O 08 de março veio a se consagrar como uma data dedicada à luta das mulheres trabalhadoras já em 1917, em função de um protesto realizado na Rússia, que ficou conhecido pelo nome Pão e Paz. Na ocasião, aproximadamente 90 mil operárias manifestaram, entre outros, contra as péssimas condições de trabalho e a fome.
Live O Feminino e as Lutas Sociais:
Terça-feira (07), 19h – youtube.com/aspuv
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)