Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Escola de Energia Popular, em Viçosa, busca doações para comprar terreno onde funciona

A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), localizada em Viçosa, busca doações para a compra do terreno onde está instalada desde 2015.

Recentemente, a ENEP foi comunicada pela proprietária da área, a Fundação Marianense de Educação, entidade vinculada à Arquidiocese de Mariana, sobre a sua venda, alegando a necessidade de pagar dívidas. Dessa forma, a escola e apoiadores decidiram adquirir o imóvel coletivamente, dividindo-o em sete partes. Seis delas serão compradas por grupos. A outra deverá ser adquirida pela própria ENEP, que lançou uma campanha de doações, para chegar ao valor necessário. Uma parte foi alcançada, mas foi necessário o complemento com um empréstimo para cumprir a data limite da transferência. Sendo assim, a campanha permanece aberta até o dia 30 de junho. 

Os dados para doação e outras informações estão disponíveis aqui.

A ENEP

A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma articulação de organizações populares, que tem o objetivo de promover a educação popular e desenvolver tecnologias sociais, propondo-se à missão de ser um agente de inclusão social.

A ENEP nasceu a partir de debates que apontavam para a necessidade de criação de um espaço para a educação popular e a educação do campo na região. Em 2015, conclui-se a negociação de um comodato com a Arquidiocese de Mariana, o que possibilitou o início das atividades na área, localizada na Colônia Vaz de Melo, em Viçosa. A área foi escolhida pelo seu histórico, uma vez que já havia abrigado uma Escola Família Agrícola na década de 1990.

Desde então, a escola oferece cursos a comunidades de Viçosa, cidades vizinhas e, até mesmo, a pessoas vindas de outras regiões do estado. O espaço também é utilizado para atividades de organizações e movimentos populares e para o desenvolvimento de pesquisas ligadas à UFV.

Conheça mais sobre a atuação da escola em sua página no Facebook (clique aqui).

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.