Entrevista: Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida é ferramenta para que UFV trace políticas de promoção à saúde
Em entrevista, chefe do Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho e médica perita da UFV, Carolina de Mendonça, explica quando o serviço deve ser solicitado e a importância de professores e servidores o procurarem.
O que é e como funciona a Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida?
A Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (DSS) é o órgão responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento das políticas referentes à saúde ocupacional, segurança e qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal de Viçosa. A divisão tem como principais objetivos planejar, coordenar e executar as ações de vigilância e promoção à saúde, propondo medidas de prevenção e de correção nos ambientes e processos de trabalho. Ela é composta por dois serviços: o de Segurança e Higiene do Trabalho (SSH) e o de Saúde Ocupacional (SSQ).
Qual é a importância do registro sobre os dados de saúde?
A participação dos professores e técnicos nos processos do SIASS é de extrema importância, pois a partir dela é alimentado um banco de dados. Desta forma, é possível elaborar o perfil epidemiológico da saúde dos servidores, que subsidiará o estabelecimento da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal da UFV e, assim, propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial, à melhoria das condições de trabalho; prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho.
Quando o Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho da UFV deve ser procurado?
O serviço pode ser procurado, por exemplo, para realizar uma análise técnica do ambiente, na qual serão levantados os riscos e colocadas propostas de correção ou formas de minimizá-los. O servidor também pode solicitar ao SSH a distribuição de equipamento de proteção individual (EPI´s) e o treinamento sobre como usá-los. O SSH oferece ainda um relatório de análise ergonômica do posto de trabalho, nos casos com indicação médica.
O serviço deve ser referenciado quando ocorrer qualquer caso de acidente de trabalho, por meio de um formulário disponível no site do Sistema Integrado de Segurança e Higiene do Trabalho (https://www.dti.ufv.br/sisrec_sht/). O SSH também avalia os casos de solicitação dos adicionais de insalubridade e periculosidade, o que podem ser feitos no mesmo endereço eletrônico.
E o Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida?
O serviço deve ser procurado em todas as situações de saúde que ocasionarem licenças para tratamento da própria saúde ou por motivo de doença em pessoa da família (familiar dependente), mediante apresentação de atestado médico ou odontológico. De acordo com o número de dias de afastamento, o atestado poderá ser registrado ou ser indicada a realização de perícia médica.
Também são competência do SSQ realizar licença médica por motivo de acidente em serviço ou doença profissional; avaliar aposentadoria por invalidez; realizar avaliação pericial para fins de pensão, para concessão de horário especial para servidor com deficiência ou cônjuge, filho ou dependente com deficiência; além da avaliação da idade mental de dependente para recebimento do auxílio pré-escolar. Nos casos das gestantes, a divisão oferece uma análise do ambiente insalubre e pode iniciar a licença antes da data do parto. Para os aposentados ou pensionistas, realiza avaliação para constatação de invalidez para fins de integralização de proventos e avalia sobre a isenção do imposto de renda.
Quando o servidor ou professor deve buscar um equipamento de proteção individual?
Após solicitação por meio de circular interna, o servidor ou professor pode dirigir-se à DSS para distribuição e treinamento do EPI, no horário de 14h às 17h das segundas às sextas-feiras. O equipamento já em uso deve ser trocado sempre que apresentar defeito, quebra, desgaste ou quando atingir a data de vencimento.
O telefone para contato com Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida é o (31) 3899- 1257.
(Assessoria de Comunicação da Aspuv)
Não entendo esta divisão “servidor ou professor”… Todos são servidores públicos.