Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Entidades protocolam contraproposta para itens financeiros do novo plano do AGROS

As entidades representativas dos servidores da UFV; ASPUV, ASAV, ATENS e Sinsuv; e a Apagros entregaram ao AGROS uma contraproposta relacionada aos itens financeiro do regulamento do novo plano, que virá a substituir o Plano B. O documento foi aprovado por unanimidade em assembleia conjunta realizada na tarde desta quinta-feira (08) e traz mudanças após negociações envolvendo representantes do instituto de seguridade e das entidades. Logo após a assembleia, um grande grupo se dirigiu à sede do AGROS, onde integrantes da diretoria receberam a minuta (foto em destaque).

Essa contraproposta traz uma atualização de uma minuta anterior elaborada conjuntamente pela Apagros, ASPUV, ASAV, ATENS e Sinsuv. O documento apresenta mudanças oriundas das negociações das quais as entidades participaram e se referem a dois pontos: ao percentual de resgate imediato ao qual os participantes terão direito e ao número de parcelas para o pagamento do valor total a ser recebido conforme a faixa etária. 

No ofício entregue ao AGROS, as entidades também ressaltam:

  • o entendimento de que a validação do regulamento depende da apresentação das reservas dos participantes (cujos valores e cuja metodologia a ser utilizada no cálculo ainda não foram apresentados); e
  •  que as tratativas junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) reconheçam os 42 anos do Plano B no novo plano.

O documento entregue pelas entidade com os itens financeiros propostos está disponível na íntegra aqui.

Relembre debates sobre minuta de regulamento do novo plano

No dia 31 de maio, uma assembleia conjunta aprovou por unanimidade a primeira contraproposta da minuta de regulamento do novo plano, elaborada pelas entidades e protocolada, pouco depois, junto ao AGROS. As entidades solicitaram também que cada uma pudesse indicar um representante para compor a comissão de negociação do instituto.  O AGROS, no entanto, permitiu apenas dois nomes. De modo a contemplar uma representação docente e uma técnico-administrativa e considerando que a Apagros deveria necessariamente estar na comissão, foram designados o diretor da entidade, Carlos Leite, e o da ASAV, Evaristo Rosa.

A primeira reunião dessa comissão foi chamada para 07 de julho  e a última, realizada no dia 16 de agosto. Após essa série de discussões, Apagros, ASPUV, ASAV, ATENS e Sinsuv chegaram ao novo documento apresentado aos servidores e aprovado na assembleia da última quinta.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.