Entidades lançam Campanha Nacional por Direitos Sociais para unificar lutas em 2023
Foi lançada, nessa terça-feira (6), a Campanha Nacional por Direitos Sociais, iniciativa da organização Auditoria Cidadã da Dívida e que conta com o apoio de diversas entidades. O lançamento ocorreu na Câmara dos Deputados, no primeiro dia de atividades após o recesso legislativo.
A ASPUV participou da reunião preparatória para o lançamento da campanha, realizada em 17 de janeiro de forma híbrida. Na oportunidade, sindicatos, movimentos sociais e estudantis de todo o Brasil debateram as estratégias a serem adotadas e encaminhamentos para as atividades de mobilização.
O objetivo da campanha é unificar as lutas sociais em 2024 frente às restrições orçamentárias impostas pelo arcabouço fiscal, devido à prioridade dada aos gastos com a dívida pública. No lançamento, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã, Maria Lucia Fattorelli, destacou que a campanha está em construção, mas já conta com a adesão de dezenas de entidades: “a campanha não está pronta, ela só vai ficar pronta quando todos os sindicados, centrais, entidades, coletivos e pessoas, também, vierem participar”.
Fattorelli destacou ainda que a Auditoria Cidadã mostrará que não falta dinheiro no Brasil. Na raiz do desmonte dos direitos sociais, está a centralidade do sistema da dívida. “Como é possível sobrar dinheiro para o Brasil ser o pagador dos maiores juros do mundo, e faltar dinheiro para educação, moradia, saúde, assistência, previdência e todos os direitos sociais? Isso é inaceitável”, disse.
Em 2024, R$ 2,5 trilhões estão previstos para o gasto com juros e amortizações da dívida pública, o que corresponde a 45,98% do orçamento. Enquanto isso, a educação ficará com 3%, a saúde com 4,06% e a ciência e a tecnologia com 0,32%.
Confira aqui folheto informativo da campanha,
O ANDES-SN esteve presente na atividade representado pelo segundo vice-presidente, Luis Eduardo Acosta Acosta, e pelo segundo tesoureiro, Fernando Lacerda Junior. Confira, no link abaixo, o lançamento na íntegra:
Confira também:
– Rádio ASPUV #2/2023 – Novo arcabouço fiscal
(Assessoria de Comunicação da ASPUV com informações da Auditoria Cidadã da Dívida e do ANDES-SN)