Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Encontro do Andes reúne professores da carreira EBTT: Aspuv participa com três representantes

Mais de 60 docentes de 18 seções sindicais participaram, nos últimos dias 20 e 21, do Encontro Nacional sobre a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) das Instituições de Ensino Superior, realizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) em Niterói (RJ). A Aspuv foi representada pelos professores Allain Wilham Silva de Oliveira (Coluni e secretário-geral da seção sindical), Renata Rena Rodrigues (Coluni) e Guilherme de Azambuja Pussieldi (Cedaf).



A atividade abordou questões como a precarização do trabalho docente, intensificada com a aprovação da Emenda Constitucional 95; o controle de ponto imposto aos professores do EBTT; a reforma do ensino médio e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC); além do impacto do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) sobre a carreira.



A abrangência dos temas, a profundidade com que eles foram abordados e a presença de outros sindicatos de profissionais da educação foram elogiados pelos participantes. “O encontro trouxe debates de alto nível, tanto dos palestrantes quanto das entidades parceiras, como o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica)”, destacou o participante Antônio Libério de Borba. “Percebemos que há muitas coisas ruins em comum entre os docentes EBTT, o que é triste, mas também há muitas conquistas em comum. Foi um espaço muito rico”, destacou a docente da Universidade Federal do Rio Grande, Amanda Castro.



Para a professora do Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora (MG), Patrícia Duarte, o painel sobre a Base Nacional Curricular Comum foi o mais interessante do encontro. Ela também pontuou a importância da troca de experiências com docentes que vivenciam outras realidades. “No meu colégio, a situação do [movimento] Escola sem Partido é relativamente grave comparado a outros lugares. Saber que isso (a atuação desse movimento) não é uniforme nacionalmente dá um pouco de esperança. Esses lugares podem servir de parâmetro para a nossa resistência por lá”.



A realização do encontro foi deliberada pelo congresso do Andes. A atividade foi realizada pelo sindicato nacional em parceria com a Associação dos Docentes da UFF (Aduff).


(Crédito da foto em destaque: divulgação Andes)

(Assessoria de Comunicação do Andes com edições da Assessoria de Comunicação da Aspuv)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.