Pequenas dicas para dias de pandemia do Covid-19
A pandemia do Covid-19, doença causada pelo coronavírus, acende a preocupação de todo o mundo. A expansão de uma nova doença, somada à rápida propagação de notícias em tempos de internet muitas vezes sem a devida apuração, suscita dúvidas, gera alarde e desconsidera as especificidades dos nosso país.
Entendendo ser a informação uma arma fundamental na luta contra o coronavírus, a ASPUV elaborou dicas para este momento de pandemia.
Saia de casa o menos possível.
O isolamento social tem se mostrado uma das formas mais eficientes de conter a propagação do coronavírus. Mas aqui devemos lembrar que milhões de brasileiros não podem trabalhar de casa. Então, a dica é: se você pode, não saia! Assim você se protege, protege a sua família e ajuda a cuidar de todos!
Não estoque alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza.
A tentação de fazer compras volumosas e evitar uma possível nova ida ao mercado pode ser grande. Mas essa é uma atitude que prejudica sobremaneira a população mais pobre. Explicamos: a rápida procura por um determinado item pode levar à grande elevação do seu preço e à sua falta. Com o orçamento apertado, não são todas famílias que conseguem ir às compras em qualquer dia do mês. Ou seja, na data do pagamento, algum produto pode já estar em falta.
Continue lutando.
Precisamos evitar aglomerações, mas devemos continuar a nossa luta virtualmente. A pandemia deixou ainda mais latente a necessidade de se defender o SUS, a ciência e as universidades públicas. São essas instituições as capazes de atender e criar soluções frente à doença.
Combata as fake news.
Não bastasse a pandemia, temos outro inimigo: as fake news. Sabemos que nem sempre é fácil distinguir se uma notícia é falsa, mas procure se informar diretamente em canais oficiais, como veículos das prefeituras e Ministério da Saúde. A mídia tradicional é outra alternativa. Apesar das críticas, ainda é um local com dados oficiais em meio a esse mar de desinformação.
Cuide da sua saúde mental.
Em tempos de pânico generalizado, mais do que nunca, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Escute uma música, medite, alongue-se, afaste-se um pouco das redes sociais, ligue para os amigos, leia, pratique um passatempo, aproveite para se conhecer melhor… Essa tempestade vai passar!
Crie redes de solidariedade.
Pergunte ao seu vizinho, que pertence ao grupo de risco, se ele aceita que você faça as compras dele. Alguém que mora em seu prédio está isolado com sintomas? Deixe um almoço quentinho para ele na porta! Dispense a sua diarista, mas mantenha o pagamento.
Pequenas ações fazem toda a diferença!
ASPUV te convida a outros debates.
Nestes tempos mais reclusos, que tal escutar nossos programas de rádio e ver nossos vídeos? Temos podcasts no Spotify e outros aplicativos, além de um canal no Youtube. São opções para aprofundar debates, por exemplo, sobre trabalho, educação, gênero e raça, serviços públicos e ciência.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)