Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Neste 08 de março, a ASPUV reforça o seu compromisso com a luta das mulheres!

Neste 8 de março, Dia Internacional de Lutas das Mulheres, a ASPUV divulgou um cartão ilustrado com quatro mulheres inspiradoras. Escolher apenas quatro em um universo de incontáveis figuras fortes, lutadoras e pioneiras foi extremamente difícil. Para se chegar aos nomes, foram levados em conta fatores como serem brasileiras, pertencerem a diferentes gerações e englobarem a diversidade das mulheres.

Saiba mais sobre elas:

Carolina de Jesus

Uma das mais importantes escritoras do nosso país. Negra, viveu grande parte da sua vida na favela do Canindé em São Paulo. A dura realidade em que viva está retratada no seu livro mais famoso Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada. A obra vendeu milhares de exemplares já em sua primeira edição. Foi ainda levada para fora do país em traduzida em vários idioas.

Nise da Silveira

A psiquiatra brasileira é reconhecida pela sua luta em favor da humanização do tratamento psiquiátrico. Denunciou os abusos de técnicas como a lobotomia e os eletrochoques, buscando alternativas inovadoras, como por meio da arte. Nise definitivamente revolucionou essa área no nosso país.

Louie Ponto

Feminista, lésbica, youtuber… Louie ocupa as redes e dialoga sobre temas importantíssimos como as questões LGBTs. A jovem representa essa nova geração de mulheres conscientes da sua força e do seu papel na construção de uma sociedade sem opressões. Seu canal no Youtube conta com mais de 480 mil inscritos.

Renata Tupinambá

A jornalista, roteirista e produtora Renata Tupinambá é uma das idealizadoras Rádio Yandê, a primeira rádio online indígena do Brasil. A rádio transmite a todo o país conteúdos sobre a realidade dos povos indígenas. Leia entrevista da Renata e conheça mais sobre ela aqui

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.