Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Congresso aprova desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas

O 41º Congresso do ANDES-SN aprovou a desfiliação do sindicato nacional da CSP-Conlutas. Foram 262 votos pela saída, 127 pela permanência e sete abstenções.  A votação ocorreu durante a plenário sobre Questões Organizativas e Financeiras e seguiu a indicação feita pelo 14º Conad Extraordinário, realizado em novembro de 2022, justamente para debater essa questão.   

Respeitando-se a paridade de gênero, foi aberto espaço, antes da votação, a professores que quisessem analisar a participação do ANDES-SN e a atuação da CSP-Conlutas. As falas em favor da saída apontaram que, diante da atual conjuntura nacional – em particular com o avanço do fascismo, seria delicada a permanência. Pela avaliação, a central tem dificuldade em alcançar a base docente e, o atual momento político, exige ampla unidade para se avançar na construção de pautas unificadas. 

Já os delegados contrários à desfiliação afirmaram que a CSP-Conlutas tem um papel importante na defesa da classe trabalhadora, agregando lutas do funcionalismo público, de outras categorias, dos movimentos sociais, populares e estudantis. Pontuaram ainda que a central atuou de forma destacada quando o ANDES-SN saiu da CUT após a aprovação da reforma da Previdência de 2003.

Concluída a votação, que apontou a saída da CSP-Conlutas, os participantes aprovaram a realização de um seminário nacional sobre a reorganização da classe trabalhadora. Também foi encaminhado que o ANDES-SN,  por meio das suas secretarias regionais e com o apoio do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS), promova reuniões e seminários para discutir e divulgar a importância das centrais sindicais na organização das lutas dos trabalhadores.

Outras deliberações da plenária

A plenária sobre Questões Organizativas e Financeiras também deliberou pela organização de uma série de debates com o tema A classe trabalhadora no enfrentamento às políticas da extrema-direita no Brasil e no mundo.

Sobre os apoios financeiros do ANDES-SN, foi aprovada a manutenção dos destinados à Escola Nacional Florestan Fernandes, ao Casarão da Luta e à Auditoria Cidadã da Dívida, entre outras organização. Diante da tragédia humanitária, o povo Yanomami também receberá R$ 200 mil. Essa doação deve ocorrer em diálogo com as associações Yanomami, intermediada pela Regional Norte I do sindicato nacional e com as devidas comprovações para prestação de contas.

Ainda na plenária, foi decidido que a cidade de Fortaleza (CE) será a sede do 42º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado em 2024.

Regimento Eleitoral e inscrição das chapas concorrentes   

Outra importante deliberação tomada na plenária foi a aprovação do Regimento Eleitoral 2023. Ficou decidido que a votação para a escolha da gestão 2023-25 do ANDES-SN será nos dias 10 e 11 de maio. Na sequência, foi feito o registro das quatro chapas concorrentes:

  • Chapa 1 ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar;
  • Chapa 2 ANDES-SN Classista e de Luta;
  • Chapa 3 Renova Andes;
  • Chapa 4 ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo.   

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.