Aspuv

Seção Sindical dos Docentes da UFV
Cartilha do Andes-SN debate ensino remoto e trabalho docente

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) lançou o quatro volume da cartilha Projeto do Capital para a Educação, trazendo como tema O ensino remoto e o desmonte do trabalho. Produzida pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), a publicação atualiza as análises dos volumes anteriores.

A cartilha trata de temas atuais, como a pressão que governos e empresas privadas têm feito para a implementação do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Traz ainda conceitos relacionados ao ensino e trabalho remotos, além da Educação a Distância. “O momento é absolutamente desafiador, e por isso a conjuntura de imposição do ensino remoto deve ser analisada no interior do conjunto de ações impulsionadas pelo projeto do capital para a educação na América Latina em um momento de ascensão da extrema direita”, diz um trecho da publicação.

Ao fim, o material elenca algumas discussões fundamentais para se considerar na elaboração de políticas de resistência à imposição do ensino remoto. Entre elas, a de que o modelo é excludente e empobrece o processo educativo, além de não proporcionar condições de trabalho adequadas.

Confira aqui a cartilha Projeto do Capital para a Educação: O ensino remoto e o desmonte do trabalho na íntegra.

Leia também as edições anteriores:

(Assessoria de Comunicação do Andes-SN com edições da comunicação da ASPUV)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.